Memória LEOUVE

Vereadores de Bento vão votar projeto que passa sessões para as 14 horas

Vereadores de Bento vão votar projeto que passa sessões para as 14 horas

Menos de dois meses depois de aprovar a realização de duas sessões ordinárias no Legislativo de Bento Gonçalves, os vereadores devem apreciar, na sessão ordinária que será realizada na quarta-feira, dia 16, a partir das 18h, uma alteração nas datas e horários das sessões, que passariam a ser realizadas todas as segundas e terças-feiras, às 14h.

 

A medida faz parte de um projeto de resolução, protocolado pela Mesa Diretora, que propõe o adiamento ao Regimento Interno da Casa, transferindo as sessões, que atualmente ocorrem todas as segundas e quartas-feiras, com início às 18h.

 

Conforme a justificativa da matéria, a modificação pretende estabelecer "uma melhor regulação do funcionamento dos serviços administrativos da Casa Legislativa, inclusive sob o aspecto do princípio da economicidade".

 

A medida é controversa, porque enquanto seus defensores alegam a economia como justificativa para o novo horário, uma vez que as sessões utilizariam a estrutura da Câmara no horário de expediente, os contrários à ideia afirmam que a medida é antidemocrática, uma vez que, por serem realizadas em horário comercial, as sessões afastariam a participação popular. Além disso, a realização das duas sessões em dias consecutivos também não agrada a todos.

 

Por isso, o projeto não agrada a todos os vereadores. Um deles é Moacir Camerini (PDT), que protocolou uma emenda modificando o projeto. De acordo com a emenda, que será votada antes do projeto, as sessões ordinárias da Câmara passariam a ocorrer todas as segundas e quintas-feiras, sempre a partir das 18h.