Memória LEOUVE

Vereadores arquivam CPI do Meio Ambiente de Montenegro

Vereadores arquivam CPI do Meio Ambiente de Montenegro

Com um placar apertado, cinco votos a favor, quatro contrários e uma abstenção, a Câmara de Vereadores de Montenegro aprovou o relatório da vereadora Rose Almeida (PP) referente à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Meio Ambiente. Como o texto final da CPI concluiu que não houve irregularidades praticadas pela administração do prefeito Luís Américo Aldana, o grupo está dissolvido, a investigação arquivada e toda a documentação será agora enviada ao Ministério Público e prefeitura.

Segundo Rose, “partindo de um fato determinado, apurou-se que as acusações são vagas, imprecisas e carecem de comprovação das supostas irregularidades.” A CPI havia sido solicitada pelos vereadores Renato Antonio Kranz (PTB), Ari Arnaldo Müller (PDT), Gustavo Zanatta (PP) e Marcos Gehlen (PT), o Tuco. Conforme a relatora, os três pontos do requerimento se afeiçoam muito mais a um pedido de informação, na medida em que não há imputação de irregularidades ou ilegalidades, nem apresentação de indícios nesse sentido. Os focos das investigações foram a desativação do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema) e a expedição de licenças ambientais sem anuência do mesmo órgão.

 

Rose Almeida foi objetiva. “Os documentos aportados nos autos esclarecem integralmente as dúvidas levantadas. Não identifiquei conduta ilícita para responsabilização de agentes públicos, tampouco infringência a dispositivos legais”, afirmou a relatora.