Memória LEOUVE

Vereador Scussel confirma favoritismo e é eleito presidente da Câmara de Bento

Vereador Scussel confirma favoritismo e é eleito presidente da Câmara de Bento

O vereador Moisés Scussel Neto (PSDB) vai presidir a Câmara de Vereadores de Bento Gonçalves nos dois primeiros anos da nova legislatura, que tomou posse na manhã deste domingo, dia 1º de janeiro de 2017. Ele foi eleito com 11 votos contra cinco dados ao vereador Moacir Camerini (PDT) e uma abstenção, do vereador Paulo Cavalli (PTB), o Paco.

 

Além de Scussel, vão compor a Mesa Diretora dois vereadores estreantes – Eduardo Virissimo como vice-presidente e Rafael Pasqualotto, o mais votado, como primeiro secretário – e um em segundo mandato, Valdemir Marini (PTB), como segundo secretário da Casa.

 

Camerini obteve o apoio dos vereadores Jocelito Tonietto (PDT), Marcos Barbosa (PRB), e dos estreantes Agostinho Petroli e Idasir da Silva, ambos do PMDB. O único vereador da bancada de oposição a optar por não acompanhar o partido e votar em Scussel foi Élvio de Lima (PMDB), que volta à Câmara nesta legislatura.

 

Para Scussel, que contou com o apoio do governo, este será o maior desafio de sua carreira política até agora que finaliza um ciclo como líder do governo Pasin e início de outro como presidente.

 

É a finalização de um processo e o início de outro. Ser presidente é uma responsabilidade enorme, e nós sabemos que pelos próximos dois anos temos que trabalhar focados no Legislativo, na atuação dos vereadores, deixando de lado as individualidades e primar pelo interesse coletivo”, afirmou.

 

Segundo ele, a aprovação da reforma do regimento interno, que deverá iniciar o processo de discussão em plenário a partir de agora, deve ser uma de suas prioridades. Scussel afirma que as duas sessões legislativas devem permanecer,.

 

Quem decide são os 17 vereadores, mas a tendência é que as duas sessões permaneçam”, avalia.

 

Além da eleição do novo presidente, a sessão contou com a indicação dos líderes das bancadas. O PP, que conta com a maior bancada da Cãmara, com cinco vereadores, terá como líder o estreante Volnei Christofoli. A segunda maior bancada, o PMDB, com três vereadores, será liderada pelo vereador Elvio de Lima.O PDT, com dois vereadores, terá Moacir Camerini. O PSDB, que também tem dois vereadores, indicou Gilmar Pessutto. O PRB definiu Marcos Barbosa e o PPS terna liderança o também estreante Sidnei de Lima.

 

 

Apenas o PTB não indicou o líder de bancada, o que pode indicar um mal estar entre os dois vereadores da sigla, Marini, eleito segundo secretário na chapa do governo, e Paco, que durante a semana chegou a compor uma articulação para ser o candidato da oposição à presidência da Câmara.