O dia 14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes. A maior parte dos casos de diabetes está ligada a fatores comportamentais e estilo de vida, portanto, é passível de prevenção. Os principais fatores de risco são excesso de peso, inatividade física, tabagismo, abuso de bebida alcoólica, ou até mesmo genético. Integrando a programação alusiva ao Novembro Azul, as unidades de saúde dos bairros Maria Goretti e São Roque promovem palestras sobre a saúde do homem no grupo de diabéticos, nos dias 23, às 14h, e 25, às 8h, respectivamente.
Tipo de Diabetes
DM I
A insulina não é liberada para o corpo. Como resultado, a glicose fica no sangue e corresponde a 5 e 10% do total de pessoas com a doença. Aparece geralmente na infância ou adolescência. Essa variedade é sempre tratada com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, que ajudam no controle do nível de glicose no sangue.
DM II
O Tipo 2 aparece quando o organismo não consegue usar adequadamente a insulina que produz ou não produz insulina suficiente para controlar a glicose no sangue. Cerca de 90% das pessoas com diabetes, possuem o Tipo 2. Ele se manifesta frequentemente em adultos. Dependendo da gravidade, ele pode ser controlado com atividades físicas e planejamento alimentar. Em outros casos, exige o uso de medicamentos para controlar a glicose e pode necessitar de aplicação de insulina.
GESTACIONAL
Surge durante a gravidez, e é uma condição que quase sempre se normaliza sozinha após o nascimento do bebê.