Memória LEOUVE

Um dos presos acusados de ligação com EI é gaúcho

Um dos presos acusados de ligação com EI é gaúcho

Um dos 10 homens presos nesta quinta-feira, dia 21, pela Operação Hashtag, que investiga 50 pessoas no país por planejamento de atos terroristas na Olimpíada é gaúcho, tem 26 anos e é morador de Morro Redondo, uma cidade perto de Pelotas. Ele foi detido pela Divisão Antiterrorismo da Polícia Federal (PF) e levado até Curitiba.

 

O homem, que não teve o nome revelado porque o processo corre em segredo de justiça, teria participado de um site denominado Nashir Português, que prega a adesão ao grupo terrorista Estado Islâmico (EI), e teria jurado lealdade ao grupo através de uma rede social. Ele teria conhecido os outros investigados, residentes em estados como o Amazonas, o Ceará, a Paraíba, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. O grupo, considerado amador, se autodenominava Defensores da Sharia.

 

 

Para conseguir as provas, os policiais se infiltraram no grupo, fingindo simpatizar com o gripo terrorista, e trocaram mensagens com os suspeitos. Entre as principais evidências encontradas há uma espécie de convocação digital para interessados a se organizarem para prestar apoio ao EI, com treinamento no Brasil, além de mensagens sobre a possibilidade de atentados durante os Jogos Olímpicos.