Memória LEOUVE

UBS Fátima Baixa sofre com novo alagamento e fecha até término de obras

UBS Fátima Baixa sofre com novo alagamento e fecha até término de obras

Após as fortes chuvas deste domingo, dia 12, em Caxias do Sul, mais uma vez a Unidade Básica de Saúde (UBS) Fátima Baixa sofre com alagamentos causados pela enxurrada. Na manhã desta segunda-feira, dia 13, uma equipe de higienização já atua no local para limpeza e retirada de material que não foi danificado. 

 

Diferente de outras ocasiões, como as mais recentes no dia 20 de fevereiro e 04 de março, o posto de saúde não deixa de atender a população apenas no dia, mas sim, vai paralisar os atendimentos até que obras sejam realizadas para sanar os problemas de infraestrutura na baixada da Avenida Dr. Mário Lopes, onde fica o estabelecimento de saúde. 

 

De acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde, não há previsão para a retomada das atividades na UBS Fátima Baixa. 

 

Uma equipe da Secretaria de Obras e Serviços Públicos já tem um projeto em mãos para a realização de melhoras na captação de água daquela região, que evitaria novos alagamentos. De acordo com o titular da pasta, secretário Leandro Pavan, as obras já estão sendo feitas a partir desta segunda-feira.

 

“Já estamos trabalhando forte na UBS. Inclusive, já mandamos um caminhão-tanque para ajudar na limpeza. Na Mário Lopes (avenida), demanda várias caixas de captação, conhecidas como “bocas de lobo”. O município já havia solicitado essas melhorias a mais de um ano só que não foram feitas por uma empresa terceirizada, então nós assumimos a responsabilidade de fazer essas bocas de lobo”, diz.

 

O secretário salienta que o trabalho pode levar até 20 dias.

 

“Também será feita uma mureta de contenção nos arredores da UBS pra evitar que, no futuro, mesmo com as bocas de lobo obstruídas por sujeira, a água não entre mais no posto de saúde. São várias caixas de captação pra fazer, que vai de 15 à 20 dias. Mas, estamos avaliando., Talvez a UBS não precise ficar fechada esse tempo todo”, reforça Pavan. 

 

Neste ano, já foram quatro vezes que as chuvas causaram problemas na UBS e falta de atendimento a população. 

 

Para consultas com clínico geral, as pessoas que utilizam a Unidade Fátima Baixa deve procurar a UBS do bairro Centenário. Em casos de emergência e urgência, o Pronto Atendimento 24h. Quem já tinha consulta agendada, deve aguardar contato da equipe da secretaria da saúde.