Memória LEOUVE

Tinga: um vencedor em um mundo de preconceitos

Tinga: um vencedor em um mundo de preconceitos

Paulo Cesar Fonseca do Nascimento, o Tinga, é um cidadão na mais ampla acepção do termo. Um lutador. Um guerreiro. Multicampeão no futebol brasileiro e com passagens pelo futebol japonês, português, alemão e nacional, Tinga é um exemplo de que a força de vontade, a persistência e o foco superam todo e qualquer desafio.

 

Nascido e criado em um bairro pobre na zona sul de Porto Alegre, a Restinga, esteve alheio a situações de consumo de drogas e álcool. Destacou-se. Honrou seu nome, sua raça, sua cor, sua família, recebeu o apelido de Tinga, em uma clara referência ao local que viveu a maior parte de sua vida.

 

Vítima de racismo, fez do fato uma grande campanha nacional contra o preconceito racial, tornou-se referência, virou eterno e conquistou muito mais do que o respeito dos torcedores de Grêmio e Inter, mesmo se identificando como torcedor colorado, mas sim, de toda uma nação.

 

Aposentado dos gramados, Tinga está próximo de retornar ao futebol, desta vez em outra área, em um projeto que ainda guarda a sete chaves.

 

Tinga é um vencedor. Tinga é um exemplo. Ele foi o entrevistado do quadro ‘Entrevista da Manhã’ do programa Bom dia Trabalhador, da Rádio Viva Metropolitana FM 90,7, empresa do grupo RSCOM, e o resultado deste bate-papo você confere aqui: