Memória LEOUVE

Testes para vacinas da dengue contam com voluntário no RS

Testes para vacinas da dengue contam com voluntário no RS

Testes para avaliar a eficácia da vacina contra a dengue iniciou na quarta-feira, dia 27. No Brasil o Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São Lucas, da PUCRS será o único a participar do estudo, que envolve 14 centros e 17 mil voluntários em todo o país. 

 

Se o estudo tiver um resultado positivo, a dengue poderá ser prevenida com uma vacina tetravalente. Porém a aplicação em dose única em humanos é a terceira e última fase de validação do teste, que tem apresentado excelentes resultados em testagens realizadas em diferentes partes do mundo. 

 

Em Porto Alegre, serão recrutadas cerca de mil pessoas para passar pela triagem da equipe responsável e serão acompanhadas por cinco anos. Os voluntários devem ser saudáveis e possuir entre 18 e 59 anos, exceto gestantes. 

 

E para avaliação de mecanismos imunológicos, além dos testes em voluntários, a capital participa de uma pesquisa sobre a resposta imune que a vacina gera no organismo, avaliando quais mecanismos imunológicos são acionados para gerar memória. Essa segunda análise será única no país e ocorre nos laboratórios de Imunologia Celular, do IPB, e de Imunologia do Estresse, da Faculdade de Biociências da PUCRS.

 

A iniciativa é uma parceria entre o Instituto Butantan, órgão da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, e os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH, na sigla em inglês). Os investimentos para o desenvolvimento da vacina são da ordem de R$ 300 milhões.

 

Para ser voluntário é necessário agendar pelo telefone 51 3320-3000, ramal 2031. 

 

Informações: Palácio do Piratini