‘Tenemos Papa’

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, foi eleito nesta quarta-feira, 13, como o novo papa da Igreja Católica….

Publicado por
19:17 - 13/03/2013

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

"Cardeal

O cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, 76 anos, foi eleito nesta quarta-feira, 13, como o novo papa da Igreja Católica. Ele adotou o nome de Francisco Primeiro. Bergoglio foi eleito pela maioria dos 115 cardeais reunidos no conclave, no Vaticano. O jesuíta é arcebispo de Buenos Aires e confirmou o favoritismo da América Latina, maior rebanho católico do mundo. Primeiro papa latino-americano da história da Igreja Católica nasceu em Buenos Aires, capital da Argentina, em 17 de dezembro de 1936.

 

A notícia foi dada pelo cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran, às 20h14 (16h14) no balcão central da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Ele proferiu a tradicional frase 'Habemus Papam", anunciando na sequência o novo líder da Igreja Católica. Menos de uma hora depois, o novo pontífice apareceu na sacada da basílica, saudou o povo e rezou a oração da Ave Maria.

 

Foram quatro votações sem conclusão em pouco menos de 24 horas. A fumaça branca apareceu às 19h05 (15h05, de Brasília) desta quarta-feira ao fim do quinto escrutínio. Até as primeiras décadas do século 19, um conclave podia durar semanas. Desde o século 20, o maior tempo foi para a elçeição de Pio X, em 1903: quatro dias.


Na Argentina, Bergoglio é conhecido pelo conservadorismo e pela batalha contra o kirchnerismo. O prelado também é reconhecido por ser um intenso defensor da ajuda aos pobres. O argentino costuma apoiar programas sociais e desafiar publicamente políticas de livre mercado.
O conservadorismo do novo papa é conhecido por declarações contra o aborto e a eutanásia. Além disso, embora ressalte que homossexuais merecem respeito, Bergoglio é contra o casamento gay.

 

Em seu primeiro discurso, feito logo após o anúncio de seu nome, Francisco 1º agradeceu ao acolhimento da comunidade de Roma e, também lembrou do papa emérito Bento 16, seu antecessor.

 

Confira a duração dos últimos oito conclaves:

Bento XVI, 2005 – 2 dias
João Paulo II, 1978 – 2 dias
João Paulo I, 1978 – 1 dia
Paulo VI, 1963 – 3 dias
João XXIII, 1958 – 3 dias
Pio XII, 1939 – 1 dia
Pio XI, 1922 – 4 dias
Bento XV, 1914 – 3 dias

 

Ouça audio com o bispo dicocesano de Caxias do Sul, Dom Alessandro Rufinoni.

 

{audio}images/arquivos/audios/rogerio.costanza/confira audio com dom alessandro rufinoni 1303.mp3{/audio} 

 

.

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp