Memória LEOUVE

Teatro “Travessia – Uma Commedia Trágica” volta aos palcos de Caxias do Sul

Teatro “Travessia – Uma Commedia Trágica” volta aos palcos de Caxias do Sul

Deixar um país em busca de uma nova vida, essa é a temática retratada na peça teatral “Travessia – Uma Commedia Trágica” que retorna aos palcos de Caxias do Sul.

 

O espetáculo aborda questões como barreiras culturais, leis de imigração, e as motivações que levam as pessoas a mudarem de país, sejam elas de cunho econômico, social, político ou até a busca pela reconstrução da própria identidade em outro lugar, utilizando bom humor e ironia. 

 

A reestreia da peça teatral, acontece nesta quarta-feira, dia 29, às 20h30min, no Teatro Pedro Parenti, na Casa da Cultura, com entrada gratuita. O protagonista do espetáculo Fábio Cuelli, que intepreta Zanni, um migrante que decidiu se aventurar pelo mundo, conta que o teatro aborda os conflitos enfrentados pelos imigrantes que são apresentados a uma nova cultura quando resolvem seguir com a vida longe de casa.

 

“Tentamos trabalhar com toda a ideia de imigrante, aquele que realmente sai do seu lugar, da sua cidade, aquele que vive essa travessia. Sai do lugar onde nasceu, onde tem sua identidade, relações culturais, onde ele se reconhece para ir a um lugar onde tudo isso entra em conflito”, destaca.

 

A direção é do dramaturgo italiano Adriano Iurissevich, com o elenco formado pelos atores, Fábio Cuelli, Filipe Mello, Alexandre Borin e Carine Panigaz. A cenografia é de Carine Panigaz, que também assina o figurino, Douglas Trancoso e Giovana Mazzochi. A produção é de Cleri Ana Pelizza e a tradução da peça é do ator Fábio Cuelli. A trilha sonora é de Ezequiel Duarte e a iluminação, de Israel Cabral. Com duração de 55 minutos, o espetáculo tem recomendação etária de 14 anos.

 

O projeto ainda percorrerá diversas localidades do interior de Caxias do Sul com apresentações gratuitas a comunidade. Confira a lista e programa-se:

 

29 de março, às 20h30min: Teatro Pedro Parenti (Casa da Cultura – Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro)

01 de abril, às 20h: Salão da Comunidade – Conceição da Linha Feijó – Desvio Rizzo

29 de abril, 19h30min: Ponto de Cultura Costurando Sonhos – Forqueta

06 de maio: Salão da Comunidade de Santo Antônio da 6ª Légua

20 de maio, 19h30min: Ponto de Cultura História nas Mãos – Comunidade de São Luiz da 3ª Légua

24 de maio, 20h30min: Sede do Grupo Ueba – Santa Catarina

27 de maio, 19h: local – Salão da Comunidade de Criúva (promotores Escola Estadual Aristides Rech e Subprefeitura de Criúva).