Memória LEOUVE

Soldado da BM de Caxias vence concurso nacional de fotografia

Soldado da BM de Caxias vence concurso nacional de fotografia

Com 5.272 votos, o soldado da Brigada Militar, lotado em Caxias do Sul a serviço do Comando Regional de Polícia Ostensiva (CRPO/Serra), Jackson Cardoso, foi o grande vencedor do concurso nacional de fotografia alusivo aos dez anos de instauração da Lei Maria da Penha no Brasil. 

 

O segundo lugar ficou com o representante do estado da Bahia, que alcançou a marca de 4.419 até  meia noite desta terça, dia 07. 

 

Na foto, Cardoso retrata a atuação da Patrulha Maria da Penha, do 12º Batalhão de Polícia Militar (12ºBPM), em atendimento a uma ocorrência de violência doméstica. A competição fotográfica foi promovida pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, Banco Mundial e Procuradoria da Mulher do Senado Federal.

 

De acordo com o policial, mais do que o concurso, fica o registro da existência de uma lei e a importância dela.

 

“Fico muito contente de poder representar a Brigada Militar, a cidade e o nosso estado neste importante concurso fotográfico. Que esta imagem que retrata o trabalho da nossa instituição, que vai muito além de efetuar uma prisão, possa valorizar ainda mais a importância do trabalho desenvolvido pela BM que se depara diariamente com pessoas em situações emocionalmente abaladas, nos mais diversos tipos de ocorrências, onde o PM, acaba prestando o primeiro apoio. Que este registro possa reforçar, ainda mais, a existência, a eficácia desta lei e a importância da denúncia por parte da vítima”, salienta Cardoso. 

 

A cerimônia de premiação ocorre no mês de março, no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília. Na etapa final, onde eram computados apenas votos populares (curtidas no facebook), Jackson era o único representante do Rio Grande do Sul. 

 

As imagens finalistas serão publicadas em livros de ensino, em duas línguas, com a finalidade de conscientização e da existência da lei, onde os exemplares serão distribuídos para 3 mil escolas públicas e universidades do Brasil, além de órgãos internacionais.