Memória LEOUVE

Simecs realiza cerimônia de entrega do Mérito Gigia Bandera nesta sexta-feira

Simecs realiza cerimônia de entrega do Mérito Gigia Bandera nesta sexta-feira

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Simecs), realiza nesta sexta-feira, dia 25, a solenidade de entrega do Mérito Metalúrgico Gigia Bandera 2016. A cerimônia será no Intercity Premium Hotel, em Caxias do Sul, às 20 horas, na data em que o Simecs completa 59 anos de atividade.

 

Os agraciados com o mérito Gigia Bandera neste ano são o diretor executivo da Máquinas Sanmartin, José Bernardo Sanmartin, o diretor da Perfilline Componentes Metálicos, Getulio da Silva Fonseca, e o fundador e diretor da Indústria Mecânica Theodosio Randon, Humberto Christovão Randon. Os industriais indicados foram avaliados e escolhidos por uma Comissão Especial da entidade.

 

Conforme o presidente do Simecs, Reomar Slaviero, o Gigia Bandera tem se tornado um dos principais eventos econômicos e sociais do Rio Grande do Sul porque fideliza o propósito de homenagear personalidades empresariais de Caxias do Sul e Região que tenham se destacado por sua performance ética, moral e profissional, evidenciada pela conduta empreendida e pelas atividades desenvolvidas em seus segmentos. Slaviero lembra que o Mérito chega hoje à sua 24ª edição.  

 

Durante a solenidade do Mérito Gigia Bandera, o Simecs também vai lançar a 17ª edição do Balanço Social, que tem como objetivo informar os investimentos feitos pelas mais de três mil indústrias metalúrgicas, especialmente na área social.

 

Mérito Gigia Bandera

 

O Troféu Gigia Bandera foi instituído pelo SIMECS em novembro de 2005. É uma obra de traços firmes e fortes, esculpidos no rosto de uma mulher, traduzindo a altivez, a experiência e o empreendedorismo de Luigia Carolina Zanrosso Eberle – Gigia Bandera, a pioneira da indústria metalúrgica de Caxias do Sul e região.

 

A obra criada pelo artista plástico Jesiel Bellini foi fundida em resina de poliéster, pintada com tintas e pigmentos imitando o bronze. Seu pedestal foi esculpido em madeira de imbuia e finalizado com plaquetas de metal identificando a homenagem e o homenageado. Natural de Monte Magré, Província de Vicenza, Itália, Gigia Bandera nasceu em 2 de junho de 1854. Em 1878, casou-se com Giuseppe Giacomo Eberle, com quem teve 10 filhos. Em 1884, chegou ao Brasil, instalando-se com a família em Caxias do Sul.

 

Em 1886, o marido Giuseppe, então agricultor, comprou de Francisco Rossi uma funilaria na Rua Sinimbu. Com o tempo, decidiu dedicar-se somente às atividades agrícolas, cabendo a Gigia Bandera o aprendizado na pequena indústria.

Luiza atendia ao balcão, trabalhava na oficina como funileira, fabricando e consertando peças para depois vendê-las, e cuidava dos filhos. Como pioneira do seu tempo, a microempresária Gigia Bandera é reconhecida como uma mulher empreendedora, que impulsionou desde a sua época o desenvolvimento industrial regional.

 

Transcendendo o tempo, o SIMECS faz de Gigia Bandera a síntese do Mérito Metalúrgico, reconhecendo desde 1987 personalidades que, com sua visão estratégica, representação institucional, empresária e de defesa da livre iniciativa, conseguem projetar suas organizações.