Memória LEOUVE

Simecs prepara nova proposta de dissídio coletivo para o setor metalmecânico

Simecs prepara nova proposta de dissídio coletivo para o setor metalmecânico

A negociação do dissídio dos trabalhadores metalúrgicos 2016 pode ter um desfecho na próxima segunda-feira, dia 22. Como a negociação não avançou nas reuniões realizadas em Caxias do Sul, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a pedido do Sindicato dos Metalúrgicos, auxilia na busca de um acordo entre o sindicato dos trabalhadores e o patronal. 

 

Na primeira negociação com mediação da justiça houve poucos avanços. A proposta do Simecs, de um reajuste de 2% a partir de junho, 4% a partir de janeiro de 2017 e 3% em abril do ano que vem segue não agradando o sindicato dos trabalhadores, que pede a reposição da inflação, que é de 9,82%. Na próxima segunda-feira, dia 22, os representantes dos sindicatos se reúnem novamente na sede do Tribunal Regional do Trabalho.

 

Conforme o presidente do Simecs, Reomar Slaviero, o sindicato patronal está preparando uma nova proposta para o encontro. Segundo Slaviero, os números se aproximam da pedida dos trabalhadores. “Nós estamos preparando uma nova proposta que eu acredito que vai chegar bem próximo ao pedido do sindicato. Não é bem o que querem, porque passamos por um momento de dificuldade na indústria, mas vamos levar nossa proposta e aguardar o posicionamento dos trabalhadores”, revela.

 

Para o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Claudecir Monsani, a proposta patronal de reajuste parcelado não serve aos trabalhadores. “Nós precisamos discutir o dissídio de 2014/2015 neste ano. Ano que vem a gente discute 2016/2017”, cobra. Monsani, no entanto, se mostra esperançoso em relação à um acordo na reunião da próxima semana.  “Nós vamos aguardar a proposta deles. Esperamos e torcemos para que seja uma proposta no mínimo razoável para o trabalhador, estamos sempre abertos a negociações, lutando para fazer o melhor acordo possível para os dois lados”, declara.

 

A reunião entre os sindicatos ocorre às 14h da próxima segunda-feira, dia 22, na sede do TRT em Porto Alegre. A data-base da Convenção Coletiva é 1º de junho e atende os municípios de Caxias do Sul, Farroupilha, Garibaldi, Flores da Cunha, São Marcos, Nova Pádua e Nova Roma do Sul.