Memória LEOUVE

SIMECS participa de evento que encaminha parcerias da Argentina com o RS

SIMECS participa de evento que encaminha parcerias da Argentina com o RS

O presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico – SIMECS, Reomar Slaviero, que integra a Missão do Governo do RS à Argentina participou nesta segunda-feira, dia 13, do Seminário Bilateral Oportunidades de Negócios, na Província de Mendoza.

 

O dirigente do SIMECS aposta na possibilidade de substituir produtos atualmente importados do continente europeu. "Existe aqui um interesse comum na produção de equipamentos agrícolas na área da vitivinicultura. Atualmente algumas máquinas utilizadas no Rio Grande do Sul são importadas da Europa e estamos analisando a possibilidade de substituir esses equipamentos por produtos de uma empresa local, com tecnologia avançada e custo acessível. Estamos conversando sobre a viabilidade", salientou.

 

Durante o evento técnico, os governadores José Ivo Sartori e Alfredo Cornejo, da província de Mendoza, assinaram um termo de cooperação para estabelecer parcerias bilaterais, para a conquista de novos mercados, pelos dois estados. O memorando de entendimento tem validade de três anos e prevê a criação de um comitê de governança, encarregado de analisar as pautas de colaboração e sugerir áreas de desenvolvimento de projetos comuns. 

 

O ministro de Economia, Infraestrutura e Energia, Martín Kerchner Tomba, e o representante da entidade Pró-Mendonza, Gabriel Fidel, recepcionaram a comitiva brasileira na Enoteca Centro Temático do Vinho. Sartori reafirmou que é hora de olhar menos para as dificuldades e mais para as potencialidades. "Fomos o primeiro governo a dialogar com Mendoza na gestão do governador Alfredo Cornejo. Temos mais de 50 mil indústrias, um agronegócio pujante e potencial reconhecido na área da uva e do vinho, da fruticultura e mais recentemente da produção de olivas e azeite", apontou Sartori, ao colocar sua equipe de secretários à disposição para parcerias bilaterais. 

 

O ministro Martín Tomba lembrou a localização estratégica de Mendoza, capital logística da Argentina, com destaque para o fluxo de cargas terrestres aos portos do Pacífico. "Temos um elevado produto interno bruto per capta e interesse em importar e exportar para o Rio Grande do Sul. Para nós é muito importante a presença gaúcha, uma vez que buscamos ser protagonistas no Mercosul. Queremos ser parceiros do estado e esperamos concretizar soluções". 

 

Mesas temáticas permitiram a troca de contatos e a aproximação entre os seguintes segmentos: Agricultura e Agroindústria, Turismo e Cultura, Vitivinicultura, Energias Renováveis, Maquinário e Equipamentos, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Federações Econômicas e área Legislativa. Os debates consolidam acordos e alinham parcerias que devem ser formalizadas durante o Encontro Brasil Sul Argentina, agendado para o dia 31 de março em Porto Alegre. Nesta terça-feira, dia 14, a comitiva segue para Posadas, na província de Misiones, onde estão previstas agendas.