Memória LEOUVE

Simecs divulga agraciados com Mérito Gigia Bandera em 2016

Simecs divulga agraciados com Mérito Gigia Bandera em 2016

O Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico, o Simecs, divulgou nesta semana os agraciados com o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera em 2016. O diretor executivo da Máquinas Sanmartin Ltda, José Bernardo Sanmartin;  o diretor da Perfilline Componentes Metálicos Ltda, Getulio da Silva Fonseca e o fundador e diretor da Indústria Mecânica Theodosio Randon, Humberto Christovão Randon, serão homenageados em um evento no dia 25 de novembro, no Intercity Premmium Hotel.

 

Conforme Spanholi, os industriais indicados foram avaliados e escolhidos por uma Comissão Especial da entidade. O Mérito Gigia Bandera chega à sua 24ª edição com o objetivo de homenagear personalidades empresariais que tenham se destacado por sua performance ética, moral e profissional, evidenciada pela conduta empreendida e pelas atividades desenvolvidas em seus segmentos. A solenidade de entrega da outorga está marcada para o dia 25 de novembro de 2016, no Intercity Premium Hotel, em Caxias do Sul. Nesta mesma data, o SIMECS completará 59 anos de atividades.

 

Durante a solenidade do Mérito Gigia Bandera, o SIMECS será lançará a 17ª edição do Balanço Social, que tem por objetivo informar os investimentos feitos pelas mais de três mil indústrias metalúrgicas, especialmente na área social. Entre os benefícios concedidos, destacam-se: salários, programas de saúde, educação, transporte, alimentação, participação nos lucros e resultados.

 

O Troféu Gigia Bandera foi instituído pelo SIMECS em novembro de 2005. É uma obra de traços firmes e fortes, esculpidos no rosto de uma mulher, traduzindo a altivez, a experiência e o empreendedorismo de Luigia Carolina Zanrosso Eberle – Gigia Bandera, a pioneira da indústria metalúrgica de Caxias do Sul e região.

 

 Getulio Fonseca

 

O empresário Getúlio da Silva Fonseca nasceu no dia 18 de outubro de 1949, na localidade de Celulose, interior de Canela. Casado com Teresinha Liris Dittberner Fonseca é pai de Tais Dittberner Fonseca. Getulio é descendente de uma família humilde. A avó paterna morava com a família, refugiada no Brasil por causa da guerra e ajudou na criação de Getúlio e os irmãos. Getulio Fonseca veio para Caxias do Sul em 1967 e aos 16 anos de idade, começou a estudar no Colégio Carmo. 

 

A formação inclui cursos no SENAI, graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especializações na UFRGS e na Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduação na PUC-RS e na Fundação Getúlio Vargas nas áreas de Engenharia de Segurança do Trabalho; Administração para Empreendedores; Gestão Empresarial e Gestão de Projetos. O engenheiro atuou profissionalmente na Metalúrgica Fimac, Indústria de Madeiras Louro, MasseyFerguson, Petrosul, Navegação Taquara, Schottel, Consulat e Gethal Amazonas. Foi Gerente de Engenharia da Gethal Amazonas de 1990 a 1995 e superintendente da Gethal Serviços para Construção de 1995 a 2000. 

 

Atualmente é sócio diretor da empresa Perfilline Componentes Metálicos desde sua fundação em 2001. A empresa foi pioneira na cidade na produção de perfis metálicos especiais para as grandes montadoras da região. Teve diversas experiências internacionais por meio de um estágio pela Gethal Alemanha. Participou de feiras internacionais na Alemanha, Itália, China, El Salvador, Chile, Argentina, Cuba e Panamá. 

 

Participou também de missões governamentais no Chile, Coréia do Sul, Cuba e Indonésia. Com o tempo, Getúlio assumiu o papel de líder empresarial, participando de diretorias de entidades como SIMECS, CIC, Microempa, FIERGS, ITEC, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, SENAI Nilo Peçanha e SENAI Mecatrônica. 

 

Em 2010, foi eleito presidente do SIMECS comandando a entidade por duas gestões consecutivas até 2016. Atualmente, ocupa cargo na diretoria da FIERGS e no Conselho do SENAI-RS. Getulio também dedica-se voluntariamente a atividades comunitárias, participando dos grupos de trabalho na catedral Diocesana de Caxias do Sul. 

 

Fez parte da diretoria de diversas entidades de classe de Caxias do Sul, utilizando o conhecimento adquirido ao longo da carreira na construção de melhorias para a sociedade e para as relações empresariais. Recentemente o cidadão de Canela recebeu o titulo de Cidadão Caxiense, um nobre reconhecimento a uma trajetória bonita de vida e trabalho através da cidade que o acolheu. Getulio afirma que teve a honra de ser presidente do SIMECS, uma grande e reconhecida entidade que também sabe reconhecer o talento empreendedor de pessoas que ajudaram a transformar esta região num notável polo de desenvolvimento. 

 

Por muito tempo, Getulio teve o privilégio de reconhecer o dinamismo, a iniciativa, o determinismo e a competência de personagens empresariais conferindo a eles o Mérito Metalúrgico Gigia Bandera. “É difícil imaginar que hoje eu seja um dos homenageados, sentindo a mesma emoção daqueles que me antecederam. Receber este Mérito é o coroamento que um empresário pode ter pelo legado deixado pela empreenderora Gigia Bandera e que o SIMECS, visionariamente transformou em reconhecimento empresarial”, concluiu.

 

 

Humberto Christovão Randon

 

Há 79 anos, no dia 29 de agosto de 1937 nasceu na localidade da Conceição da Linha Feijó em Caxias do Sul, o empresário Humberto Christovão Randon, filho de Theodosio Randon e Regina Guerra Randon. 

 

Do casamento há 55 anos com Catarina Angélica Randon, nasceram os filhos André, 52 anos; Cátia, 47 anos; Júlio, 43 anos e Flávio, 42 anos. O pai de Humberto, Theodosio Randon era ferramenteiro enquanto que a mãe Regina cuidava da casa e da criação de algumas vacas de leite. O trabalho do casal era árduo para garantir a subsistência dos quatro filhos.

 

Ainda menino, Humberto conta que seu pai e o tio Abramo Randon alugaram de Euclides Triches uma ferraria próximo ao ginásio Enxutão.  Aos sete anos de idade, Humberto foi buscar água no canal junto ao tanque do Lanifício Gianella quando caiu de uma grande altura e se machucou. 

 

Mesmo ferido, o seu maior sentimento foi ter perdido o chapéu de palha novo que havia ganhado de presente. A maior frustração de Humberto foi de não ter concluído os estudos. Concluiu o primeiro grau no Colégio do Carmo onde estudava à noite porque tinha que trabalhar durante o dia, ajudando seu pai na Ferraria. Todas as noites, se deslocava de sua casa, na rua Matheo Gianella até o Carmo, a pé. Eram tempos difíceis. Depois que deixou a Ferraria do paí aos 14 anos de idade, Humberto foi trabalhar na oficina dos primos Hercílio e Raul Randon. 

 

Em 1956 o jovem Humberto serviu o Exército onde já desempenhava a atividade de mecânico. Aos 22 anos de idade, resolveu sair da oficina e trabalhar como motorista de caminhão viajando por todo o Rio Grande do Sul. Aos 26 anos, com a experiência adquirida, Humberto resolveu apostar no próprio negócio e abriu a sua oficina mecânica em 1966. Iniciou suas atividades na reforma de implementos rodoviários. Em 1978, a empresa começou a fabricar tanques estacionários para vinícolas. 

 

O primeiro cliente foi Benjamim Arcari, de Tangará, Santa Catarina. E o primeiro tanque, com capacidade para 100 mil litros, foi confeccionado em aço carbono. O primeiro tanque em aço inoxidável produzido pela empresa chegou ao mercado no final da década de 80. Hoje, a empresa é administrada por Humberto Randon e pelos filhos Júlio, Flávio, Cátia e André. Com 7.000m² de área construída e área de 40.000m² de área total, a empresa possui certificação ISO9001. Focada no mercado de tanques de aço inoxidável e alumínio, a Theodosio Randon celebrou em agosto passado 50 anos de atividades. 

 

A empresa processa 20 toneladas/mês de aço inoxidável em uma moderna fábrica com máquinas e equipamentos de avançada tecnologia, agilizando os processos de fabricação de produtos destinados às indústrias de bebidas, química, farmacêutica e alimentícia. Com atuação em todo mercado nacional, a Theodosio Randon prevê incrementar a atuação no Mercosul com o fornecimento de um novo produto. Após uma análise de mercado, a Theodosio Randon ingressou no mercado da indústria de cerveja. 

 

Entre os produtos da empresa, destacam-se os tanques reservatórios, tanques-misturadores fervedor e agitador, conjuntos de agitação, reatores químicos, reservatório para água mineral, filtros, silos e também projetos especiais. Humberto Randon diz que ainda sente muito orgulho de vestir o uniforme e atuar junto à oficina mecânica da empresa. Com uma atividade comunitária marcante, Humberto contribuiu para a edificação da Igreja São Pio Décimo em Caxias do Sul. Avô de seis netas, a mais recente e inesquecível experiência foi de ter conhecido a Disney com a família. “Voltei a ser criança”, afirma. 

 

O conselho de Humberto aos mais jovens é para que não façam do trabalho apenas um passa tempo mas um oficio para o futuro. Humberto também é desportista, o seu time do coração é a Ser Caxias. Emocionado ao ser indicado para o Mérito Gigia Bandera, Humberto diz que este prêmio é o reconhecimento maior que um empresário pode ter. Ele compartilha a distinção com a sua família, funcionários e amigos.

 

José Bernardo Sanmartin

 

O diretor executivo da empresa Máquinas Sanmartin, José Bernardo Sanmartin tem 43 anos de idade. Nasceu no dia 02 de julho de 1973 na cidade de Mercedes, Argentina. É filho de César Sanmartin e Ana Maria Estarellas Sanmartin. 

 

Os pais formaram uma família de seis filhos. Casado com Milagros Goni, é pai de três filhos: Tomaz, 16 anos; Augusto, 13 anos e Marina, três anos. Bernardo estudou em colégio público na pequena cidade de Mercedes e mais tarde, em 1997, na capital Buenos Aires, formou-se em Administração de Empresas com Especialização em Negócios Internacionais na Universidade de Belgrano. 

 

Com a formação acadêmica, aos 24 anos de idade, Bernardo foi designado pelo pai César Sanmartin para fazer um estágio de 30 dias na unidade da Sanmartin em Caxias do Sul, passando por todos os setores da empresa. A experiência e o aprendizado adquiridos neste curto espaço de tempo foram importantes em sua trajetória profissional. Ao retornar para a Argentina Bernardo ficou afastado pelo menos seis meses da empresa, dedicando-se a uma atividade com cavalos. Em 1998 aos 25 anos de idade, surgiu então a oportunidade de voltar para Caxias do Sul, para trabalhar como assessor da diretoria da Máquinas Sanmartin. 

 

Por ter gostado muito de Caxias, Bernardo recebeu todo o apoio da esposa Milagros para aceitar este grande desafio profissional e estabelecer-se na cidade em definitivo. Bernardo fez questão que o nascimento dos seus três filhos fosse no Brasil e especialmente em Caxias. Desde 2005 quando assumiu de forma definitiva a diretoria da Sanmartin em Caxias do Sul, Bernardo tem investido no desenvolvimento tecnológico de novos produtos e em melhorias no processo de fabricação. 

 

Com seu jeito simples e cativante, considera os 400 funcionários da empresa uma grande família em que o sucesso alcançado depende da união e trabalho desta grande equipe. Idealizador e incentivador de um ambiente laboral cada vez melhor, lançou a campanha “Realizar os sonhos das pessoas é o nosso maior projeto”. O reflexo disso é demonstrado nos índices de satisfação, assiduidade e estabilidade dos seus colaboradores. Bernardo lembra que a empresa foi fundada pelo seu avô, Manuel Sanmartin, em 1948 na cidade de Mercedes. Com o crescimento da empresa e contando com a participação de seu pai o qual não teve estudo mas adquiriu uma experiência profissional invejável, a Sanmartin ampliou suas fronteiras e inaugurou a fábrica de Caxias do Sul, no Brasil. 

 

Em 1979, foi a vez de abrir uma unidade no México e mais recentemente em 2013, inaugurou a Sanmartin Europe B.V., na Holanda. Essa divisão nasceu da necessidade de oferecer projetos Turnkey, especializada em Integração de Linha. A escolha pelo avô e pelo pai para instalar uma fábrica em Caxias do Sul foi diante da necessidade de haver uma empresa no segmento de lavadoras de garrafas para atender o mercado local.

 

Além disso, por serem naturais de Galícia, na Espanha, identificaram Caxias como uma região parecida e com vocação para o trabalho. Após completar 40 anos em setembro de 2016, a Sanmartin Brasil é a maior fábrica de equipamentos para a indústria de bebidas na América Latina. O jovem Bernardo é obstinado, persistente e de objetivos claros. Nada o faz desistir de alcançar seus objetivos. Visão empreendedora, liderança e dedicação fazem dele um empresário de sucesso. Exigente e preocupado com o futuro, pois deixa claro que o crescimento do negócio é apenas a base para se chegar ao objetivo principal, que é o de cumprir com a função socialmente responsavel, proporcionando melhor qualidade de vida para todos. Apesar de não ser engenheiro ele é o grande arquiteto da maioria dos projetos de inovações em tecnologia dos equipamentos. Ele dedica o Mérito Gigia Bandera à sua grande família Sanmartin: pais, irmãos, esposa, filhos e aos funcionários da empresa.