Memória LEOUVE

SIM Caxias: fiscalização vai apertar cerco a condutores irregulares

SIM Caxias: fiscalização vai apertar cerco a condutores irregulares

Depois de 15 dias, o Sistema Integrado de Mobilidade Urbana, SIM Caxias passou a operar com  todas as linhas previstas para a primeira fase do projeto. 

 

Entre erros e acertos, a população ainda está se acostumando com o novo sistema que alterou o trânsito principalmente na área central de Caxias do Sul. As faixas azuis para circulação de ônibus e  as conversões direita na rua Sinimbu e Pinheiro Machado são as mudanças que despertaram mais dúvidas e reclamações dos usuários. 

 

O coordenador da Fiscalização de Trânsito de Caxias do Sul, Érico de Oliveira explica que a partir desta semana os fiscais devem intensificar o trabalho nas áreas contempladas pelo SIM Caxias. Segundo ele depois de um período de adaptação os agentes de trânsito autuarão de forma mais rígida os condutores que não obedecerem as alterações no trânsito. 

 

“A gente segue tentando orientar. Aquele condutor que persiste na infração então é autuado. Esses primeiros 15 dias foram mais de orientação, foram emitidas algumas autuações, por desobediência a ordem dos agentes. Mas no geral a nossa intenção é de que o condutor atenda as orientações para evitar autuações e para o sistema funcionar”, 

 

Érico salienta que a fiscalização sempre utiliza o bom senso na hora de aplicar as infrações aos condutores. De acordo com o coordenador da Fiscalização de Trânsito um dos principais problemas enfrentados com as mudanças provocadas pelo SIM Caxias são as conversões irregulares para a esquerda na rua Sinimbu e Pinheiro Machado.

 

“A questão da faixa azul está sendo bem assimilada pelos condutores. Mas as conversões são as que vem gerando mais risco de acidentes. O que mais trava o sistema é o veículo tentando dobrar a direita em ruas onde não é permitido”, explica.

 

O coordenador acredita que com o passar do tempo a população irá se adaptar ao novo sistema.