Memória LEOUVE

Serra pode ter chuvas neste domingo e temperatura baixa ao longo da semana

Serra pode ter chuvas neste domingo e temperatura baixa ao longo da semana

O domingo, dia 15, começou com chuva em diversas cidades do Rio Grande do Sul, e há risco de temporais em áreas isoladas em várias regiões do estado.

 

O alerta é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê pancadas de chuva e trovoadas nas regiões da Campanha e Sul durante a noite. O órgão divulgou um alerta sobre a possibilidade de temporais com ventos fortes, de até 99 km/h, e volume de chuva de até 100 mm por dia, o que pode causar falta de energia, alagamentos e raios.

 

De acordo com o Climatempo, a formação de um sistema de baixa pressão neste domingo e o avanço de frente fria pelo mar estimularam a formação de muitas nuvens carregadas sobre o estado.

 

Elas provocaram chuva forte, raios e ventania na manhã deste domingo em vários municípios.

 

Em Alegrete, no sul do Estado, foram acumulados 50 milímetros entre às 7h e às 9h. As rajadas de vento em Santa Maria chegaram a 81 km/h por volta das 8h e praticamente todo o centro-sul e leste gaúcho já registravam chuva moderada a forte e muitas descargas elétricas no começo da manhã. Em Soledade, São Miguel do Oeste e Rio Pardo, as rajadas chegaram a 70 km/h.

 

O vento forte da manhã deste domingo também ocasionou a queda de galhos e árvores na BR-386, em Montenegro.

 

A meteorologia indica que ao longo da tarde e noite deste domingo ainda podem ser registrados chuva forte, raios e ventania na Serra Gaúcha. No entanto, o deslocamento permanecerá rápido e nesta segunda-feira não há previsão de mais temporais pelo estado.

 

E, depois dos temporais, será a forte queda de temperatura que ganhará o estado. Ao longo desta segunda-feira, dia 16, a temperatura começa a cair e a terça-feira será gelada, com previsão de geada na Campanha. Na Serra, a previsão é de umidade e temperatura ligeiramente acima de zero grau na terça-feira, e há expectativa de formação de alguns flocos de neve nos municípios mais altos da região.