Memória LEOUVE

Sem livreiros ligados à Alca, Feira do Livro será em setembro na Estação Férrea

Sem livreiros ligados à Alca, Feira do Livro será em setembro na Estação Férrea

O debate em torno da Feira do Livro 2016 parece ter chegado ao limite. Nesta quinta-feira, dia 28, a Associação dos Livreiros Caxienses (ALCA) anunciou que recomendará aos livreiros ligados à entidade que não participem do evento. O principal motivo é a mudança de local da Feira do Livro 2016, que passa da Praça Dante Alighieri para o Largo da Estação Férrea.

 

Conforme Guilherme Martinato, membro da diretoria da ALCA, cerca de 80% dos livreiros que fazem parte da entidade declararam que não participarão do evento. “A gente fez uma avaliação do que a prefeitura quer e a gente acha inviável a participação, até pela questão de custos. A maior parte dos livreiros decidiram que não querem participar da feira da forma como está sendo feita”, revela. 

 

Para Martinato, entre 80% e 90% dos livreiros ligados à ALCA deve abrir mão de participar do evento. Além disso, outras entidades também manifestaram apoio à decisão da ALCA. “Hoje a gente recebeu uma carta aberta do clube dos editores do RS também se posicionando a nosso favor”, declara Martinato.

 

A Coordenadora da Feira do Livro 2016, Daniela Ribeiro, garante que o posicionamento da entidade não compromete a realização do evento. “Em um levantamento prévio, uma pré-inscrição, nós já temos cerca de 50% das vagas que terão esse ano já estão com indicação de ocupação. Destas, oito são livreiros caxienses. Então, acho que não vai comprometer a feira, nem em qualidade, nem em quantidade”, garante Daniela.

 

A Feira do Livro 2016 acontece de 30 de setembro a 16 de outubro, no Largo da Estação Férrea.