Memória LEOUVE

Secretário de Segurança promete efetivo e novo presídio em Bento

Secretário de Segurança promete efetivo e novo presídio em Bento

O aprimoramento da gestão, a atualização tecnológica na Polícia Civil e a utilização de inteligência artificial pela Brigada Militar, além da convocação de mais 750 policiais, que vão se unir neste mês a outros 220 que já realizam o curso de formação. Estas são as principais iniciativas imediatas anunciadas pelo secretário de Segurança Pública do estado, Wantuir Jacini, na segunda fase do Plano de Segurança Pública apresentado no final de junho.

 

“O plano de segurança prevê a formação dos efetivos em três fases. O governador já havia autorizado o chamamento de 220 policiais, que já estão cursando. Vamos chamar mais 220 policiais civil e 530 militares”, confirmou Jacini durante o programa Almoçando com o Governador realizado pelo Grupo RSCOM na terça-feira, dia 2, em Porto Alegre.

 

Esse efetivo será indicado prioritariamente nas 19 cidades onde há registro de aumento de homicídios no primeiro semestre de 2016 na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre elas, estão municípios da Serra, como Caxias do Sul e Bento Gonçalves, além da região metropolitana de Porto Alegre.

 

Leia também

Governador defende mudanças na gestão para sair da crise

 

A nova fase do plano prevê um investimento total de R$ 166,9 milhões até o começo de 2018, e vai permitir retomar o pagamento de horas extras e de diárias, para ampliar a atuação do policiamento ostensivo.

 

“O governador autorizou a segunda fase do plano indicando a alocação de mais recursos destinados a horas extras e diárias para aumentar as ações de proteção à sociedade, especificamente na questão dos homicídios”, revelou Jacini.

 

Outra prioridade do plano é a ampliação das vagas prisionais. O secretário revelou que o déficit no estado atualmente é de 7.508 vagas no regime fechado e 3.322 vagas no semiaberto. O projeto de reestruturação prevê a criação de 4.884 vagas no regime fechado e 1.464 para o semiaberto, com a reconstrução de nove pavilhões do Presídio Central, na capital, a construção dos módulos II, III, IV da Penitenciária de Canoas, o novo módulo da Penitenciária de Guaíba e a construção de três novas unidades prisionais, uma delas em Bento Gonçalves.

 

Para a construção do presídio na Serra, o governo aguarda em agosto a conclusão de um inventário para estimular a troca de parte dos imóveis do estado no município pela construção da nova penitenciária. Jacini afirmou que o projeto básico está pronto.

 

Ouça a entrevista com o secretário de Segurança Pública, Wantuir Jacini: