
O Sindicato dos Médicos de Caxias do Sul terá de pagar R$ 50 mil por dia se quiser seguir com a greve da categoria. Uma decisão da 5ª Vara do Trabalho de Caxias do Sul, publicada na tarde desta quinta-feira, dia 20, reiterou que a representação dos médicos que trabalham pelo Sistema Único de Saúde na cidade compete ao Sindicato dos Servidores Municipais e não ao Sindicato dos Médicos.
A decisão atende a um pedido procurador Roger Ballejo Villarinho.Ministério Público do Trabalho, que acionou o poder judiciário na terça-feira. Conforme o procurador, uma ação envolvendo o Sindicato dos Médicos e Sindicato dos Servidores Municipais já foi julgada na justiça. Na sentença, todas as instâncias reconheceram o Sindiserv como representantes dos médicos que atendem pelo Sistema Único de Saúde em Caxias.
A decisão da justiça ainda prevê uma multa de R$ 100 mil caso o Sindicato dos Médicos pratique “qualquer ato que configure representação dos médicos atuantes no SUS perante a Administração Pública”.