Memória LEOUVE

Sábado Solidário arrecada toneladas de alimentos para entidades de Caxias

Sábado Solidário arrecada toneladas de alimentos para entidades de Caxias

O tempo bom contribuiu para o sucesso de mais uma edição do Sábado Solidário de Caxias do Sul. Promovido pelo Banco de Alimentos, o evento mobiliza mais de 120 voluntários e doadores de alimentos no segundo sábado de cada mês, em 41 supermercados da cidade.

 

O Sábado Solidário arrecadou 80 toneladas de alimentos desde que foi criado, no ano de 2005. No mês de abril, foram arrecadados 9,3 mil kg.

 

Segundo o coordenador do evento, Jaldir Cenci, a meta é ter pelo menos 200 voluntários formados em breve, o que garantiria acréscimo na arrecadação de doações e por consequência no atendimento.

 

Todos os alimentos arrecadados passam por triagem e depois são destinado para 81 entidades previamente selecionadas e cadastradas no programa. 

 

Segundo o coordenador geral do Banco de Alimentos, Assis Ferreira Borges, a crise que aumentou demissões exige um número de doações maiores, já que as entidades cadastradas estão atendendo mais necessitados. O Banco de Alimentos auxilia essas entidades a servir cerca de oito mil refeições todos os dias. 

 

A meta é conseguir captar doações em 50 estabelecimentos comerciais nas próximas edições do Sábado Solidário. 

 

No pátio do Supermercado Andreazza da Avenida Bom Pastor, no bairro Kayser, o movimento de doações foi muito grande na tarde de sábado. O gerente da unidade, Renato Bartz, saudou a iniciativa.

 

"Por ser na nossa porta, passam milhares de pessoas por dia. Para nós é uma honra poder colaborar com esse trabalho tão nobre que é ajudar quem mais precisa. A gente tem visto várias vezes o pessoal fazendo esse trabalho com tanta seriedade. Tenho certeza que eles conseguem seu objetivo final realmente", disse o gerente.

 

Qualquer pessoa pode se tornar voluntária do Banco de Alimentos. Basta ligar para o telefone 3211-5943. O voluntário é cadastrado e passa por um período de treinamento e acompanhamento em suas primeiras ações.

 

Os voluntários trabalham em turnos. O primeiro é no mercado das 9h às 12h. Outro assume das 12h às 16h e o último das 16h às 19h.

 

 

Ouça a entrevista com o gerente do Andreazza do Kayser: