Memória LEOUVE

Risco de chuvas fortes, vento e granizo segue até quarta-feira

Risco de chuvas fortes, vento e granizo segue até quarta-feira

A meteorologia alerta que o risco de chuvas intensas, ventos fortes e queda de granizo no estado segue muito alto pelo menos até a quarta-feira, dia 19. De acordo com a meteorologista Estael Sias, da MetSul, o estado ainda deve ter períodos de chuva localmente forte a torrencial com alagamentos e volumes muito altos de precipitação.

 

Desde a manhã desta segunda-feira, dia 17, chove em todas as regiões gaúchas e, devido à presença de nuvens gigantes de temporal, o risco é muito alto de chuva forte a torrencial com muitos raios, granizo e vendavais em diversos pontos do território gaúcho. A meteorologia alerta que haverá temporais isoladamente intensos a severos, com prováveis danos, e não afasta a possibilidade da ocorrência de tornados.

 

Os volumes de chuva acumulados ao longo do dia devem ser bastante altos em várias cidades com alagamentos, e alguns pontos podem registrar 100mm ou mais em poucas horas.

 

Desde o domingo, dia 16, grande parte do estado registra chuva forte. Em pontos da região de Pelotas choveu mais de 50 mm smente na manhã. Houve ainda vendavais localizados como em Quaraí, onde as rajadas chegaram a 115 km/h. Diversas cidades registraram queda de granizo, inclusive na Serra Gaúcha. Houve cortes de luz e queda de árvores em diversas cidades da região.

 

Em Nova Bassano, uma forte chuva de granizo atingiu o município na tarde do domingo, danificando cerca de 100 residências, de acordo com a defesa civil. O fenômeno também danificou plantações de tomate e outras culturas, além de videiras.

 

 

Conforme a meteorologia, o alto volume de chuva que atingiu o estado se originou a partir de um sistema de baixa pressão atmosférica, que teve início no nordeste argentino.