Memória LEOUVE

Rio Caí segue baixando, mas possibilidade de chuva na Serra preocupa

Rio Caí segue baixando, mas possibilidade de chuva na Serra preocupa

A enchente não veio na terça-feira, mas o estado de atenção é permanente no Vale do Caí. Toda a região segue de olho na previsão do tempo, principalmente no que se refere à Serra Gaúcha, onde estão as nascentes do Rio Caí. Se os mais de 50 milímetros previstos para caírem em cidades da região serrana se confirmarem até a sexta-feira, a possibilidade das águas transbordarem em comunidades de Feliz, Bom Princípio, São Sebastião do Caí, Pareci Novo e Montenegro volta ser real.

Na manhã desta quarta, 13, o nível do rio em Caí, que chegou aos 10,55 metros acima do normal na segunda-feira, estava em 6,90 metros acima do nível às 8 horas. “Está baixando devagar, mas constante. O que esperamos é que baixe para menos de cinco metros ainda antes da chuva forte na Serra, o que daria um fôlego maior para o leito que passa no nosso município quando a água das partes mais altas começar a chegar”, destaca o coordenador da Defesa Civil caiense, Pedro Griebler.

Em Montenegro, o pico do Rio Caí foi de 3,63 metros no fim da tarde da terça. “Nossa leitura mais recente é da madrugada, quando estava em 3,30 metros, dentro da normalidade. Porém, assim como em Caí, a previsão de muita chuva na Serra nos deixa de prontidão”, afirma o coordenador da Defesa Civil de Montenegro, Amoreti Tavares. Segundo as autoridades, o estado de alerta é dado em Montenegro quando as águas batem os quatro metros na régua da Empresa Tanac, principal referência na comunidade sobre o Rio Caí, determinando inundações e consequentes remoções a partir dos cinco metros acima do nível normal.