Memória LEOUVE

RGE tem previsão de tempo seco e chuvas abaixo da média em outubro

RGE tem previsão de tempo seco e chuvas abaixo da média em outubro

O mês de outubro deve ser um mês mais seco do que o registrado em 2015 e com volume de chuvas abaixo da média histórica no Estado. Essa é a previsão com que trabalha o Centro de Operações Integrado (COI) da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora do Grupo CPFL Energia.

 

Conforme o acompanhamento climático da concessionária, presente em 255 municípios do Estado, modelos oceânicos estão divididos na indicação da formação do fenômeno La Niña de baixa intensidade ou da manutenção da neutralidade. Essa condição indica que não há possibilidade de seca severa, mas haverá registro de menos chuvas do que o normal.

 

O estudo encomendado pelo COI revela que o Oceano Pacífico Tropical está mais frio do que o normal (0,4 ºC). Para que ocorra a incidência do fenômeno El Niño ou La Niña é necessária a incidência de no mínimo três trimestres de recorrência de anomalia positiva maior do que 0,5 ºC ou anomalia negativa menor do que -0,5 ºC, respectivamente. Ainda, para se caracterizar a La Niña os ventos oriundos do leste da linha do Equador (ventos alísios) precisam ser mais fortes. Entretanto, não houve essa configuração.

 

Até o momento, os mapas indicam previsão de chuva mais expressiva, com possibilidade de incidência de raios e vento, nos dias 12, 13, 14, 20, 23, 24, 30 e 31. 

 

Dicas de Segurança

 

Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:

Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.

Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.

Afaste-se de janelas e portas metálicas.

Evite os banhos nos momentos de tempestades.

Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.

Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.