Memória LEOUVE

Revista geral apreende 31 celulares com presidiários em Bento Gonçalves

Revista geral apreende 31 celulares com presidiários em Bento Gonçalves

Mais de 30 telefones celulares, 18 carregadores, cinco baterias, oito chips e dois estoques – facas artesanais fabricadas pelos próprios apenados -, além de quatro buchas de maconha. Este foi o saldo da revista geral realizada na manhã desta quinta-feira, dia 1º de dezembro, pelo Grupo de Ações Especiais (Gaes) da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe).

 

A Susepe chegou a divulgar que apenados teriam sido transferidos da casa prisional, mas as informações não foram confirmadas. O fato chegou a levar diversas famílias para a frente do presídio, obrigando a direção da casa a desmentir a transferência.

 

Segundo a superintendência, as ações de revista realizadas pelo Gaes estão sendo intensificadas em todo o estado para ampliar as investigações em andamento e por adotar uma postura diferente das revistas feitas pelos agentes dos próprios presídios. O objetivo é manter a ordem e a disciplina nos presídios, além da apreensão de materiais ilícitos.

 

O material foi apreendido durante minuciosa inspeção de cerca de 50 agentes do Grupo de Ações Especiais (Gaes) da Susepe, do estabelecimento prisional, da 1ª e 9ª  Delegacias Penitenciárias Regionais (DPRs), da Divisão de Inteligência Penitenciária (Dipen) e do Departamento de Segurança e Execução Penal (DSEP).

 

A Susepe descartou que a ação tenha a ver com as investigações que a corregedoria estadual realiza sobre as suspeitas da existência de benefícios a apenados e de que uma espécie de comando paralelo atua na penitenciária coagindo e ameaçando presos, e não confirmou a informação teria sido tomada depois de uma suposta agressão a dois presos transferidos de Venâncio Aires na noite da quarta-feira, dia 30 de novembro.