Memória LEOUVE

Repasse federal vai garantir mais quatro leitos de UTI para o SUS, em Caxias

Repasse federal vai garantir mais quatro leitos de UTI para o SUS, em Caxias

Os hospitais Pompéia e Virvi Ramos foram contemplados com recursos do governo federal para atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS), em Caxias do Sul. O anúncio foi feito pelo ministro da saúde Ricardo Barros, em solenidade realizada na última terça-feira, dia 17, no Palácio Piratini, em Porto Alegre 

 

Os repasses beneficiarão 20 municípios do Rio Grande do Sul. A secretária municipal da saúde Dilma Tessari, comemorou a liberação da verba federal no valor de R$ 559.114,96 para a contratação de  quatro leitos de UTI no Hospital Virvi Ramos, e de R$ 369.777,42 para o serviço de terapia nutricional enteral e parenteral no Hospital Pompéia. 

 

Dilma explicou que os repasses serão anuais e vão desonerar o município que vinha a anos arcando com as despesas do serviço de terapia nutricional no Pompéia. 

 

“Essas são solicitações antigas do município, nas áreas de nutrição enteral e parenteral é uma solicitação de 2009 que o município já vinha arcando com o hospital esses procedimentos. São valores que podemos dizer vieram a ser corrigidos de uma prática que o município vinha fazendo. O outro anuncio para o Hospital Virvi, é a habilitação de quatro leitos para a UTI, o que é muito bem vindo”, destacou.

 

A secretária comemorou os novos leitos de UTI, principalmente pelo fato de Caxias do Sul atender a demandas na área da saúde não só da cidade como da região. Ela também advertiu que o repasse do Ministério da Saúde é feito com base na tabela SUS, que segundo ela está defasada e portanto deverá   necessitar de suplemento municipal para que os leitos atendam a população.

 

A previsão de Dilma Tessari é de que no próximo mês os novos leitos estejam à disposição do município.