Memória LEOUVE

Remoção no bairro Mariani, em Caxias, gera revolta de moradores

Remoção no bairro Mariani, em Caxias, gera revolta de moradores

A remoção de três famílias gerou a revolta de moradores da Rua Adelaide da Silva, no bairro Mariani, na manhã desta terça-feira, dia 10, em Caxias do Sul. Segundo a justiça, as remoções ocorrem porque as casas estão em uma área verde que precisa ser desocupada. 

 

Os moradores reclamam da falta de negociação da prefeitura e da forma truculenta como ocorre a ação. Ana Paula é uma das moradoras que terá a casa removida. Com três filhos, ela declara que não tem para onde ir. “Tão derrubando tudo e deram prazo de 15 dias para a gente sair. Simplesmente chegaram dizendo que vão derrubar e pronto”, reclama.

 

Ana Paula disse que já procurou a prefeitura para negociar uma saída. “Nós já fomos três, quatro vezes na prefeitura, mas eles só prometem. Dizem que vão dar um jeito pelo minha casa minha vida, mas só promessa”, relata.

 

Ao todo, três residências estão sendo demolidas pelos oficiais de justiça. Os móveis e eletrodomésticos também estão sendo retirados das casas. “Simplesmente se eles me tirarem daqui vou fazer uma barraca ali do outro lado da rua e ficar ali com meus filhos”, finaliza.

 

Ricardo é outro morador das residências que estão sendo demolidas. “A gente não tem onde morar. Estão tratando a gente como bichos, que é só tirar de um lugar e jogar na rua”, lamenta.

 

As remoções devem ocorrer até o final da manhã de hoje e os moradores ainda não sabem para onde vão. Os Oficiais de Justiça não quiseram dar entrevista, apenas declaram estar cumprindo ordens e, como o local é uma área verde, as casas serão removidas. 

 

Programa Rota Nova

 

No outro extremo da cidade, a prefeitura realiza o programa Rota Nova, que visa a remoção de 420 famílias que vivem irregularmente às margens da Rota do Sol nos bairros Santa Fé e Cidade Industrial. A ideia é transferir essas pessoas para um condomínio de 420 unidades habitacionais no bairro Mattioda. Além do condomínio, a Prefeitura realizou obras de alargamento, drenagem e asfaltamento da rua Pedro de David. Também foi implantada uma nova adutora no local.

 

O Rota Nova, que tem um investimento de mais de R$ 50 milhões de recursos do Governo Federal e contrapartida do Município, terá escola e posto de saúde nos moldes do Loteamento Campos da Serra.