Memória LEOUVE

Região das Hortênsias é destaque em estudo sobre turismo

Região das Hortênsias é destaque em estudo sobre turismo

A Fundação de Economia e Estatística (FEE) apresentou nesta quinta-feira, dia 10, um estudo sobre o turismo no Rio Grande do Sul, com estatísticas e análises locais sobre o setor. A pesquisa é fruto da parceria entre a FEE e a Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer do Estado (Setel-RS) e prevê atualização anual. O estudo utiliza a lista de produtos e serviços característicos do turismo proposta pela Organização Mundial do Turismo (OMT) e que faz parte de um conjunto de recomendações internacionais para a produção de estatísticas de setor. O Valor Adicionado Bruto (VAB) das Atividades Características do Turismo (ACTs ) é calculado para todo o Rio Grande do Sul, para o ano de 2013, e permite saber o peso dessas atividades no Produto Interno Bruto (PIB) da economia gaúcha e como cada setor contribui para o turismo.

 

Os dados evidenciam que o Valor Adicionado Bruto das Atividades Características do Turismo, no Rio Grande do Sul, foi de R$ 7,4 bilhões, em 2013, o equivalente a 4% do setor de serviços ou, ainda, 2,6% total do estado.  Em comparação com o resultado para o Brasil essa participação fica abaixo da média nacional.  Alojamento e alimentação respondem por 50,2% (R$ 3,7 bilhões) do valor adicionado pelas atividades. As quatro regiões que se destacam no Rio Grande do Sul: das Hortênsias, de Porto Alegre, do Litoral Norte e a da Uva e do Vinho.

 

Região das Hortênsias

A Região das Hortênsias é a região gaúcha na qual o turismo tem o maior peso, o que também é resultado da longa trajetória histórica da população no ambiente serrano. Do VAB total da região, 9,2% é oriundo de atividades características do turismo, número que chega a 16,8% no município de Gramado e 7,1% em Canela, respectivamente a primeira e a segunda colocação como municípios nos quais as atividades do turismo têm maior peso sobre a economia local em todo o RS. Mais da metade do Valor Adicionado Bruto das atividades do setor na Região das Hortênsias é de oferta de hotéis, pousadas e similares.

 

Porto Alegre

Porto Alegre é a segunda região em destaque na análise da FEE, com a peculiaridade de ser constituída por um único município, a capital do estado. Com cerca de 13,2% da população e 17,3% do PIB do RS, Porto Alegre abrange 37% de todo o VAB do turismo no RS. Embora conte com grande concentração de eventos nacionais e internacionais, profissionais, esportivos, de lazer e culturais, a capital exerce prioritariamente a função de núcleo distribuidor. A cidade se destaca em serviços como agências, operadores de turismo e locação de automóveis, categoria na qual o estado detém uma média de 9,5% no VAB do turismo e  Porto Alegre registra 21,8%. Segundo o economista Tomás Fiori, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Regional, "pode-se supor que mesmo as empresas que atendem ao interior do RS estejam operando a partir de uma base na capital. Uma boa parcela do turismo da Região das Hortênsias, por exemplo, chega ao estado pelo aeroporto Salgado Filho e, de lá, parte para a Serra em veículos alugados ou mesmo em ônibus fretados por operadores sediados em Porto Alegre". 

 

Litoral Norte

O Litoral Norte é a terceira região em destaque, com 2,5% do total estadual, em 2013. Desde a primeira metade do século 20 a região já contava com a presença de veranistas nas suas praias e um incipiente negócio hoteleiro, impactando no perfil do desenvolvimento das atividades turísticas da região. Com 18 municípios, entre os quais Torres, pertencente à melhor categoria do Mapa do Turismo Brasileiro quanto à infraestrutura adequada para atender ao turista, o Litoral Norte é uma região relativamente pobre quando observada do ponto de vista da geração própria de riqueza. Com 75% de sua estrutura produtiva baseada nos serviços, boa parte está associada ao fluxo sazonal dos turistas no verão, especialmente na rubrica que soma serviços de alimentação. 

 

Uva e Vinho

A quarta região gaúcha a ser destacada nos indicadores do turismo é a da Uva e do Vinho. Pela sua importância global na economia do estado, ela, com 27 municípios, detém a segunda maior fatia do VAB turístico do RS, com 9,2% do total. Caxias do Sul é o segundo município que mais contribuiu para o VAB do turismo em 2013, com 5,46% do total do estado e 59,2% da região, ao passo que Bento Gonçalves ocupa a 12ª colocação, com uma fatia de 1,4% do VAB turístico estadual e 15,3% da região.