Memória LEOUVE

Reforma política vai propor fim do cargo de vice em todas as instâncias

Reforma política vai propor fim do cargo de vice em todas as instâncias

O relator da reforma política na Câmara dos Deputados, Vicente Cândido (PT-SP) disse que uma das principais mudanças propostas pela reforma política é o fim dos vices em todas as instâncias de poder. Se aprovada, a medida acabará com os cargos de vice-presidente, vice-governador e vice-prefeito. A proposta deve ser apresenta nesta terça-feira, dia 4, para a comissão especial que discute o tema na Câmara.

 

Além do fim da figura do vice, a reforma política vai trazer mudanças no sistema de votação das eleições legislativas. A ideia é chegar a um sistema em que metade das vagas no Legislativo é preenchida por lista fechada e outra metade pelo voto nos candidatos distribuídos em distritos, já que municípios e estados são divididos em regiões que escolhem seus candidatos internamente. No período de transição, o eleitor votaria em uma relação de nomes previamente escolhidos pelos partidos.

 

Já nas eleições para presidente, governador, prefeito e senador, o modelo vigente seria mantido. Hoje, o eleitor vota diretamente no candidato ou no partido e é eleito aquele que receber o maior número de votos.

 

Outra mudança proposta é a criação de um fundo para financiar campanhas eleitorais. O fundo seria abastecido com 70% de recursos públicos e os 30% restantes viriam de doações de pessoas físicas, já que a lei não permite doação de empresas para campanhas eleitorais.

 

Crise entre prefeito e vice em Caxias do Sul

 

Em Caxias do Sul, a administração do município não reconhece mais Ricardo Fabris de Abreu como vice-prefeito. Nesta segunda-feira, Fabris foi comunicado que tem 24 horas para retirar os pertences do gabinete. No dia 6 de março, o então vice-prefeito protocolou um pedido de renúncia na Câmara de Vereadores, mas a decisão foi revogada no dia 21 de março, quando Fabris reconsiderou a renúncia do mandato. A decisão também foi oficializada na Câmara de Vereadores.