Memória LEOUVE

Redução do número de vereadores é rejeitada na Câmara de Bento

Redução do número de vereadores é rejeitada na Câmara de Bento

A proposta de emenda à Lei Orgânica que tinha como objetivo reduzir o número de vereadores de Bento Gonçalves de 17 para 11 foi rejeitada por maioria de votos na sessão desta segunda-feira, dia 27. A matéria foi a segunda e terceira votações. Estiveram a favor da redução o propositor Moacir Camerini (PDT), Gilmar Pessutto (PSDB) e Adelino Cainelli (PP).

 

De acordo com Camerini, se aprovada, a proposta representaria uma economia de cerca de R$ 8 milhões aos cofres públicos em quatro anos. “Uma pena que muitos vereadores não entendem dessa forma e votaram pela manutenção dos 17 vereadores”, lamenta. O parlamentar ressalta que vai buscar outras alternativas para seguir na busca diminuição de gastos.

 

No que se refere à representatividade, o parlamentar acredita que a mesma não pode se sobrepor às necessidades básicas da população, como os investimentos em educação e saúde. “Como muitos vereadores dizem, a democracia tem um custo, mas se pudermos reduzir o custo dessa democracia, reduzirmos os gastos com essa tal de representatividade é melhor”, explica.

 

Um dos parlamentares que votou contra a redução de vereadores foi Jocelito Tonietto (PDT). Conforme o que ele afirmou na primeira votação, a maioria  das pessoas com quem teve contato acredita que é necessário que sejam mantidas 17 vagas no Legislativo. “Vamos dar oportunidade às pessoas que estão vindo aí, que essa cadeira ocupo hoje, amanhã não sei. Então a gente precisa de representatividade”, defende. A matéria foi subscrita, inicialmente, por nove parlamentares, além do propositor.