Memória LEOUVE

Reciclagem de tampinhas rende prêmios para escolas e dinheiro para ONG em Caxias

Reciclagem de tampinhas rende prêmios para escolas e dinheiro para ONG em Caxias

As tampinhas de garrafas renderam prêmios para escolas e recursos para uma entidade de apoio aos animais em Caxias do Sul. Uma ação do Sindicato das Indústrias de Material Plástico do Nordeste Gaúcho (Simplás), durante a Semana Municipal do Meio Ambiente de 2016, tenta estimular a reciclagem desse tipo de material. O lançamento da campanha Descarte Certo Tampas de Plástico foi feito nesta quinta-feira, dia 2 de junho.

 

Para marcar a arrancada do projeto, foi criada uma competição entre escolas municipais de educação infantil de Caxias do Sul. Nesta quinta-feira, foi feita a pesagem de todo o material arrecadado entre os alunos nos últimos dias. O evento aconteceu no Centro de Eventos dos Pavilhões da Festa da Uva, que sedia também as demais atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente desde quarta-feira, dia 1º, até domingo, dia 5 de junho.

 

Foram 1,374 KG de material doado entre 14 escolas. Com esta ação, a Engenharia Solidária arrecadou o equivalente a um mês de trabalho. A vencedora foi a Escola Vovó Antônia, com 315,98 kg, que foi premiada com um projetor para apresentações em data show. Em segundo lugar, ficou a Escola Carinha de Anjo, com 206,57 kg, levando como prêmio uma máquina para fazer massas.

 

As tampinhas recolhidas de embalagens de refrigerantes, água mineral, produtos de beleza, produtos de limpeza, sucos, leite, isotônicos, iogurtes e remédios são recicladas e geram recursos para a ONG Proteção Animal Caxias (PAC), que recolhe e trata animais abandonados. A iniciativa original foi a Engenharia Solidária, que e partiu de acadêmicos e professores da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

 

A Coordenadora de Marketing do Simplás, Greice Dallegrave, comemorou o número expressivo de tampinhas arrecadadas junto aos alunos da rede municipal. "A gente não tinha noção que a proporção de tampinhas seria tão grande. É uma ideia bacana porque acaba envolvendo toda a família. As crianças envolvem os pais, as professoras se envolvem e acaba todo mundo entrando nessa ideia importante de reciclagem junto", disse. 

 

Mas a captação de tampinhas para a campanha Descarte Certo Tampas de Plástico não se restringe a alunos. Toda a comunidade pode recolher e encaminhar as doações nos Pavilhões durante a semana. As tampas plásticas doadas são trocadas por um dinheiro simbólico, chamado de Moeda Verde, com o qual é possível adquirir brindes captados pela SEMMA no evento.

 

Depois do encerramento da Semana do Meio Ambiente, o Simplás vai distribuir 70 coletores em pontos da cidade, a fim de dar sequência ao processo de reciclagem das tampinhas.

 

Além do Simplás, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) também apóia a campanha.

 

 

 

Ouça a entrevista com a coordenadora de marketing do Simplás: