Memória LEOUVE

Receita Federal aponta 716 mil contribuintes na malha fina este ano

Receita Federal aponta 716 mil contribuintes na malha fina este ano

Pelo menos 716 mil contribuintes dos  28,2 milhões que era previsto para declarar Imposto de Renda já caíram na malha fina. O prazo para entregar a documentação findava na sexta-feira, dia 29, e incluindo as declarações de anos anteriores, o total de processos retidos chega a 800 mil, são dados da Secretária da Receita Federal. 

 

No Rio Grande do sul foram declarados 1,96 milhão de Impostos de Renda Pessoa Física até a meia-noite. A expectativa da Receita Federal era de 2 milhões. 

 

Mas aqueles contribuintes que por ventura ocorreu algum erro na hora de declarar os seus bens, poderá acessar o extrato da declaração no  Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC), até o dia 15 de maio, para verificar as pendências. E no caso da declaração não ter sido liberada poderá corrigir os dados por meio de uma declaração retificadora.

 

Segundo a Secretária da Receita Federal, a maior parte dos casos de contribuintes que caem na malha fina, é decorrente de erros dos contribuintes ou de divergências entre as informações da pessoa física e da fonte pagadora. Mas esses casos costumam ser resolvidos rapidamente. 

 

Aqueles cidadãos que não enviaram o documento, terão que pagar uma multa de 1% do imposto devido por mês de atraso ou R$ 165,74, prevalecendo o maior valor, podendo chegar a 20% do imposto devido.