
Debate inicia às 20h nos estúdios da Viva em Farroupilha com transmissão ao vivo

Estarão presentes os candidatos Alceu Barbosa Velho (PDT); Assis Melo (PCdoB); Marcos Daneluz (PT), Milton Corlatti (DEM) e Luis Fernando Possamai (PSOL). No primeiro bloco os cinco candidatos respondem, por ordem de sorteio, à mesma pergunta do mediador. Os questionamentos serão respondidos conforme sorteio realizado em 5 de setembro com a presença dos representantes dos candidatos na sucursal da Viva em Caxias.
No segundo bloco, os prefeituráveis fazem perguntas uns aos outros de acordo com a ordem sorteada. Será um questionamento para cada um e todos devem responder. Cada candidato entrevistador terá dois minutos para formular a questão. O entrevistado, três minutos para responder e o entrevistador novamente um minuto para a réplica. A ordem é alternada.
No terceiro bloco entram as perguntas de cinco jornalistas, uma para cada candidato. As perguntas são gravadas e sorteadas na hora do debate. No quarto e último bloco, o mediador fará perguntas pelos ouvintes pré-aprovadas pela produção do programa e pelos representantes dos partidos. Será uma pergunta para cada candidato que terá três minutos para responder. As perguntas são gravadas pela emissora na hora do debate. No quinto e último bloco, os candidatos terão três minutos para fazer suas considerações finais através de sorteio pré-estabelecido.
Na opinião do diretor do grupo RSCOM, Marcos Picolii, a expectativa de realizar o debate entre os candidatos de Caxias do Sul é muito grande pois temos a Viva FM que é líder de audiência na cidade e o Jornal Comércio do Povo que é o veículo impresso do Grupo e circula todas as sextas na cidade. "Sabemos que nossa responsabilidade é levar o melhor conteúdo aos moradores da Serra Gaúcha e os debates fortalecem esse posicionamento, ainda mais quando tratamos da maior cidade do interior do Rio Grande do Sul. Esperamos que o debate possa esclarecer ao ouvinte quem é a melhor opção para comandar o executivo caxiense para os próximos quatro anos. A gestão que começa em janeiro de 2013 terá muitos desafios como, por exemplo, a atuação da cidade no mega evento esportivo, a Copa do Mundo 2014. Certamente vai ser um debate de alto nível e quem ganha é o eleitor, é a cidade de Caxias do Sul", afirma.
O mediador Carlos Quadros espera um debate de alto nível, com perguntas e respostas obejtivas. "Ouvir e falar sobre propostas reais para melhorarem a vida da população é o que todos desejam. A democracia exige que o eleitor faça sua escolha e tome decisões", avalia.