Memória LEOUVE

Rádio Viva é a mais lembrada do interior no Top of Mind

Rádio Viva é a mais lembrada do interior no Top of Mind

A Rádio Viva, emissora do Grupo RSCOM, está novamente entre as marcas mais lembradas no Rio Grande do Sul, segundo a premiação Top of Mind – As Marcas do Rio Grande, realizada pela Revista Amanhã e pela Segmento Pesquisas. O anúncio foi feito nesta terça-feira, dia 24, durante evento promovido na Sogipa, em Porto Alegre.

 

A emissora com base na Serra Gaúcha aparece entre as marcas mais lembradas dos gaúchos há pelo menos cinco anos consecutivos e, neste ano, em que a pesquisa segmentou pela primeira vez a pesquisa entre rádios de notícias e rádios de música, a Viva é lembrada nas duas avaliações.

 

Para o diretor do Grupo RSCOM, Marcos Piccoli, esse resultado é fruto de uma opção que mistura um conteúdo comprometido com o cidadão da Serra Gaúcha e da Região Metropolitana com uma equipe muito identificada com o seu ouvinte. “Isso é muito importante para nós, porque reforça uma lição que Carlos Piccoli, Fernando Rachelle e Antônio Piccoli sempre nos deram: o grupo RSCOM sempre investiu muito em reportagem de rádio, na produção de um conteúdo que faça diferença na vida das pessoas”, revela.

 

Na pesquisa entre as rádios de música, a Viva é a mais lembrada entre as emissoras preferidas dos entrevistados no interior, com 2,1% das citações, e aparece na oitava posição entre as mais lembradas pelo público que participou da pesquisa em todo o estado.

 

Entre as rádios de notícias, a Viva ocupa a segunda colocação entre as emissoras preferidas dos entrevistados no interior, com 2,8% das lembranças no Rio Grande do Sul, e na sexta posição entre as marcas mais lembradas em todo o estado.

 

O gerente de rádios do grupo, Alisson Campos, ressalta a importância da pesquisa destacar a emissora nos dois segmentos. “Esse é o resultado de um trabalho em equipe. O que me chama atenção é que, nas duas opções, rádio de música e de notícias, estamos bem pontuados. É a única da Serra Gaúcha que pontua nos dois gêneros. Vamos em busca de um resultado ainda melhor”, garante.

 

O editor-chefe do grupo, Rogério Costa Arantes, reforça essa intenção da emissora em realizar um serviço para a comunidade: “Realizamos um jornalismo de base comunitária, com forte presença junto aos ouvintes. Essa presença nos dá relevância e fortalece a atuação de nossa equipe de repórteres e de comunicadores”.

 

Em 2016, pela primeira vez a emissora emplacou dois comunicadores entre os principais nomes na preferência do público gaúcho. O apresentador do Bom Dia Trabalhador da Viva FM 94.5, Sinval Paim, obteve 2,3% das indicações dos entrevistados, enquanto Paulinho das Quebradas, que apresenta o programa Alegria da minha terra, conquistou 1,1% da lembrança dos gaúchos.

 

“Dois dos nossos comunicadores pontuaram muito bem, e isso nos enche de orgulho. É um trabalho feito em equipe em uma emissora que está há 25 anos prestando um trabalho de qualidade e responsabilidade”, comemora o gerente da emissora, Daniel Reche.

 

No total, foram realizadas 1,2 mil entrevistas entre fevereiro e março deste ano. Considerada o maior certificado de reconhecimento de marca no Rio Grande do Sul, a pesquisa é realizada desde 1991 em municípios das sete mesorregiões do estado, com diferentes perfis da população gaúcha. A amostra abrange pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 65 anos, de todas as classes sociais (A/B, C e D/E). O peso de cada classe na amostra é proporcional ao verificado na população.

 

Na abordagem, os pesquisadores da Segmento registram o primeiro nome que o entrevistado menciona para cada categoria de produto ou serviço. O entrevistado deve lembrar espontaneamente da marca. Caso não tenha lembrança, o pesquisador registrará que, naquela categoria, o consumidor não lembrou ou não soube citar qualquer marca. Desta maneira, o Top of Mind aponta quais são as marcas que o consumidor gaúcho realmente associa a cada categoria, sem influência ou indução de qualquer tipo.

 

Saiba mais

 

O Grupo RSCOM é a maior empresa multimídia do interior do estado e tem sua maior penetração na Serra Gaúcha, Vale do Caí e Região Metropolitana de Porto Alegre. Com sede em Bento Gonçalves, mantém as emissoras de rádio Viva FM 94,5, de Farroupilha; Viva Metropolitana FM 90.7, de Montenegro; Viva FM 89.1, de Flores da Cunha; Viva AM 1070, de Bento Gonçalves, rádio Oi FM 92.5, também de Bento Gonçalves, e rádio Erreci, de Conegliano, na Itália, e edita os portais de notícias Leouve e Olá Serra Gaúcha.