Memória LEOUVE

'Queremos resultados', afirma novo presidente da Amesne

'Queremos resultados', afirma novo presidente da Amesne

Os prefeitos que integram a Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) estiveram reunidos na quinta-feira, dia 30, na Fundação Casa das Artes, em Bento Gonçalves. Na ocasião, Antônio Cettolin, prefeito de Garibaldi, foi eleito novo presidente da entidade. Esta é a segunda vez que ele assume a presidência da associação.

 

Cettolin vai ficar na presidência por um ano. Neste período, ele quer continuar levantando as bandeiras da Amesne, focando na reorganização da entidade, na luta pela implantação de um núcleo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Serra e buscar alternativas para a segurança pública.

 

O novo presidente pretende realizar um planejamento estratégico da entidade para conquistar êxito nos resultados. "Vamos marcar as reivindicações. Queremos resultados. Queremos muito mais do estamos fazendo hoje", disse. Ao mesmo tempo, Cettolin entende que a Amesne deve se preocupar também em proteger os seus prefeitos, fortalecendo-os com suporte técnico. "O prefeito precisa sair dos encontros e reuniões da associação fortalecido, com informações para que ele possa junto a sua comunidade apresentar formas de melhorar a qualidade de vida da sua população".

 

A diretoria da associação é composta por outros cinco nomes. O primeiro vice-presidente é Evandro Zibetti, prefeito de Carlos Barbosa,  o segundo vice-presidente é José Carlos Breda, de Cotiporã, no cargo de primeiro secretário está o prefeito de Veranópolis, Valdemar de Carli e Guilherme Pasin, prefeito de Bento Gonçalves, é o segundo secretário. Volnei Minozzo, prefeito de Nova Prata ocupa o cargo de tesoureiro.

 

No conselho fiscal estão os prefeitos Cláudia Tomé, de Fagundes Varela, Valdir Fabris de Guaporé, Lídio Scortegagna, de Flores da Cunha, Douglas Favero Pasuch, de Nova Roma do Sul, Jorge Pivotto, de São Jorge e Pedro Sotili, de Nova Araçá.

 

Abertura dos trabalhos

O encontro, marcado para às 14h, iniciou com a apresentação do secretário adjunto da secretaria estadual da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, André Kryszcun, que apresentou a nova estrutura da pasta. Kryszcun afirmou que a unificação melhorou a administração centralizada, juntou a agenda de eventos, em especial das áreas da cultura e turismo e fortaleceu os departamentos.

 

Na sequência, o assessor técnico, João Tonus apresentou o projeto piloto "Censo das Línguas", que visa conhecer todas as línguas faladas na região. Os primeiros dados do projeto tiveram a participação dos municípios de Vista Alegre do Prata, Protásio Alves, Montauri, Vila Flores, Bento Gonçalves, Fagundes Varela, Flores da Cunha e Carlos Barbosa. Na oportunidade, ele pediu apoio da Amesne para a difusão do trabalho. 

 

Fim de um ciclo

Para o ex-presidente da Amesne Ricardo Bidese, também ex-prefeito de Vista Alegre do Prata, o sentimento a frente da entidade é de missão cumprida. Para ele, o trabalho foi realizado em parceria, de forma aberta e transparente. "Levo comigo uma bagagem enorme de conhecimento e novas experiências. Nossa diretoria contribuiu muito para o crescimento da Amesne. Tenho certeza que plantamos muitas sementes e aos poucos estamos colhendo os frutos", disse.

 

Após a posse da nova diretoria, os prefeitos participaram de um coquetel e, na sequência se dirigiram para o parque de Eventos de Bento Gonçalves para prestigiarem a Fimma Brasil.