Projeto amigos da escola: Sou contra!

Projeto Amigos da Escola é vinculado a um sistema de assistência social (se é que se pode caracterizá-lo como tal),…

Publicado por
14:22 - 21/06/2012

Compartilhar:

Facebook Twitter Whatsapp

Projeto Amigos da Escola é vinculado a um sistema de assistência social (se é que se pode caracterizá-lo como tal), trabalho voluntário em prol das escolas públicas.


O programa funciona da seguinte forma, você apresenta-se na escola e oferece um serviço por sua conta, pode ser de pintura das paredes ou até mesmo da fachada, monitores para reforço dos estudantes, pedagogos didáticos para aplicação de jogos e brincadeiras, contadores de histórias e por aí vai…


Porem este projeto apresenta diversas falhas, eu explico melhor o porquê, se você assume um dever do estado garantido por leis (desde a contituição federal à eca) este não serão cobradas as suas obrigações. Outro ponto é que o projeto Amigos Da Escola é vinculado a uma grande emissora de TV, ditadora de modismos a seu bem critério de interesses.


O artigo 53 da ECA afirma que ‘’a criança e o adolescente têm direito a educação, visando o pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício de sua cidadania e qualificação para o seu trabalho’’, para que estes deveres sejam assegurados o estatuto mencionado estipula deveres ao estado (ECA 54). A constituição federal artigo 212 informa que a união contribuirá com no mínimo 18 %, os estados o distrito federal e os municípios com 25% da arrecadação dos impostos em educação.


Siga a seguinte linha, se você se apresenta em uma escola caindo aos pedaços e efetua serviços de carpintaria ou marcenaria onde ficaram as obrigações do estado, municípios e do governo, lembrando que o dinheiro dos impostos que é destinada a educação saem do seu bolso.


É dever da sociedade acadêmica (pais, professores, alunos e a sociedade) a responsabilidade do confronto do dito e do feito com o dinheiro público, assim irá caracterizar uma gestão democrática muito diferente e distante da que é observada na política educacional atual.


É desnecessário o Projeto Amigos da Escola, pois não podemos abrir mãos da constituição de 1988 (18% dos impostos federais e 25% estaduais e municipais que são vinculados a manutenção e desenvolvimento do ensino), é uma grande conquista e dela não podemos abrir mãos.


O dinheiro das verbas da educação é nosso e devemos exigir a aplicação do mesmo nas escolas e/ou ensino de uma forma geral e não promover mutirões para tapar buracos da falta de vergonha e respeito com o dinheiro do povo por parte do governo. Assim quem sabe um dia possamos vislumbrar uma luz no fim do túnel.

 

http://morangosverdesmofados.blogspot.com.br/2011/10/projeto-amigos-da-escola-sou-contra.html
 

Compartilhe nas suas redes

Facebook Twitter Whatsapp