Memória LEOUVE

Professores estaduais decidem parar a partir do dia 15 de março

Professores estaduais decidem parar a partir do dia 15 de março

Os professores estaduais devem entrar em greve a partir da próxima quarta-feira, dia 15. A decisão foi tomada em uma assembleia geral da categoria realizada no ginásio Gigantinho, em Porto Alegre, na tarde da quarta-feira.

De acordo com o CPERS/Sindicato, as reivindicações salariais estão entre as principais reivindicações da categoria. Os professores querem o cumprimento da lei do piso salarial nacional e o pagamento integral do 13º salário, além da correção do vale-refeição e da garantia de investimento de 30% na área da educação.

A mobilização dos professores já havia sido aprovada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), e outros estados também devem aderir à paralisação.

 

Depois de confirmar a decisão do CPERS, a secretaria de Educação informou que confia na permanência dos professores em sala de aula e classificou a paralisação como “inoportuna”. Em nota oficial, a secretaria lembra que o estado “atravessa a maior crise econômica de sua história”, mas, mesmo assim, o governo teria pago o “completivo do piso do magistério referente ao período de 2015 a 2017 para que nenhum professor tivesse remuneração inferior ao piso nacional”, e reiterou ainda que no ano passado o Estado pagou a alteração de nível dos professores.