Memória LEOUVE

Primeira operação na Estação Férrea aborda mais de 300 pessoas em Caxias do Sul

Primeira operação na Estação Férrea aborda mais de 300 pessoas em Caxias do Sul

A operação que visa combater a criminalidade e a violência no largo da Estação Férrea, em Caxias do Sul, teve início entre a noite de sexta-feira e a madrugada deste sábado, dia 14. Ao todo, mais de 300 pessoas foram abordadas na ação coordenada pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e que contou com o apoio da Brigada Militar (BM) e Polícia Rodoviária Federal (PRF). As barreiras foram montadas nas esquinas das ruas Augusto Pestana com Feijó Jr. e Coronel Flores com Os 18 do Forte. 

 

Em quatro horas de atuação, 263 veículos foram abordados por agentes da Fiscalização de Trânsito e PRF. Três condutores foram flagrados sob efeito de álcool, sendo que dois foram presos em flagrante por atingirem índice superior a 0,33 mg/l de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. Oito veículos autuados, 12 autos de infração de trânsito, dois veículos recolhidos e cinco Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) recolhidas; este é o balanço dos agentes de trânsito na ação. 

 

A Guarda Municipal garantiu a segurança dos fiscais das Secretarias de Urbanismo e Meio Ambiente nas verificações em estabelecimentos e abordou mais de 40 pessoas no largo da estação. A BM, por sua vez, confeccionou dois Termos Circunstanciados (TC’s).

 

Uma casa noturna foi multada e teve as atividades suspensas até a regularização da poluição sonora. Dois proprietários de estacionamentos privados foram autuados por deixarem cavaletes sobre a calçada na rua Os 18 de Forte. Houve, ainda, uma notificação de aglomeração de pessoas em passeio público, duas para atualização cadastral (parte burocrática da Secretaria de Urbanismo). 

 

O Secretário de Segurança, José Francisco Mallmann, considera um sucesso essa primeira edição da operação.

 

“O resultado revela o êxito dessa operação, que é fruto da integração dos órgãos, esforço e empenho dos integrantes. Quem ganha é a sociedade com essa inédita medida, que é permanente daqui para frente de prevenção a violência e criminalidade”.

 

Mallmann garante que o município tem fôlego e garantias financeiras para as operações de segurança durante todo o ano de 2017.

 

“Para nós já foram garantidos os recursos até o final do ano. Quanto ao efetivo, nós sabemos da dificuldade, todos os órgãos estão com problemas, mas com essa integração se viu que, cada órgão disponibilizando três, quatro servidores, faremos uma grande operação. A integração, essa união, é que vai fazer a força e é isso que esperamos”, salienta o secretário. 

 

Nesta primeira edição, 37 agentes públicos de segurança participaram da atividade.

 

A operação foi motivada após a morte a facadas de Guilherme Yuri Padilha, de 19 anos, durante uma confusão no largo da Estação Férrea, na madrugada do último dia 07. A Prefeitura já faz estudos para ampliar a operação para outros locais na cidade. Nas sextas e nos sábados, haverá ação na Estação.