Memória LEOUVE

Presos transferidos do Apanhador são ligados à facção “Manos da Serra'

Presos transferidos do Apanhador são ligados à facção “Manos da Serra'

Os 13 presos transferidos do Presídio do Apanhador na manhã desta terça-feira, dia 18, tinham ligação com a facção “Os Manos da Serra”, um braço da facção “Os Manos”, que atua na região metropolitana. A informação foi confirmada pela Polícia Civil e pelo Ministério Público em entrevista na manhã de hoje, após  mais uma ação da “Operação Fratelli”, que significa “irmãos” em italiano.

 

Conforme o Promotor Adrio Gelatti, a investigação iniciou em outubro do ano passado, após uma série de homicídios e tentativas de homicídios registradas em Caxias do Sul. “Requisitamos à Polícia Civil uma investigação específica sobre a facção denominada Manos da Serra. A partir dessa investigação, tivemos a confirmação da operação da facção com essa característica de facção prisional, por aprendizado de alguns de seus integrantes dentro do sistema prisional gaúcho”, explicou o Promotor.

 

A investigação referente à atuação dos “Manos da Serra” em Caxias do Sul levou à outra investigação, que teve 28 pessoas indiciadas pelo tráfico de drogas dentro da Penitenciária do Apanhador. Conforme a polícia, aproximadamente 1,5 kg de entorpecentes era injetado no presídio por semana por meio do esquema.

 

Segundo o Promotor, a atuação da facção dentro da penitenciária influenciava diretamente o aumento da violência urbana fora dela. “Como os integrantes já estão presos, a forma que a gente encontrou de operacionalizar uma tentativa de desarticulação é justamente dividi-los em diversas cadeias do estado para que eles não consigam continuar articulando essas práticas, uma vez que tudo que parte de dentro da penitenciária refletem diretamente na violência urbana. Roubos, latrocínios, isso tudo está vinculado a essa tomada de territórios, essa busca de fortalecimento de uma organização que tem um fundo de tráfico de drogas, mas que precisa se financiar”, argumenta Gelatti.

 

Ao todo, 19 pessoas que estão detidas foram denunciadas à justiça por organização criminosa. Destes, 13 foram transferidos do Presídio do Apanhador e outros seis são de outros presídios espalhados pelo estado. Confira o nome dos apenados que foram transferidos na manhã desta terça-feira e que eram responsáveis pela liderança da Facção dentro do Presídio do Apanhador.

 

Michel de Souza da Silva – Michelzinho

Daniel Gomes Paim

Anderson Lima de Miranda – Mirandinha

Edenílson Reduzino Alves – Tio

José Adair Tubia Pires – Zé

Cristiano Gubert – Bruxo

Jeferson Luis Camilo Betim Conte

Ederson Varela dos Santos

Jilcimar Walter – “Boy”

Alan Robson Livinali Lora

Jeferson da Silva – “Jé do Reolon”

Gilberto Cardoso – “Fala Fina”

Daniel de Souza Teles – Viga

 

Atuação dos Manos da Serra em Caxias foi detalhada por ex-integrante

 

No ano passado, Andrigo Gabriel de Melo, o Toddy, ex-integrante da facção, detalhou o funcionamento da organização criminosa em Caxias do Sul. Conforme o relato, ele era ex-integrante do bando chamado “Manos da Serra”, facção que seria responsável por boa parte das execuções ocorridas em Caxias no ano de 2016. 

 

Além disso, Toddy revelou uma ordem dada pelo líder da facção para matar os policiais militares que participaram do confronto na Vila Ipiranga. Toddy ainda disse que ele também era alvo dos Manos e que estava com medo de ser morto pelos rivais. Três meses depois, ele foi assassinado no bairro São Victor Cohab.

 

Leia a matéria completa com a entrevista do ex-integrante da quadrilha aqui.