Memória LEOUVE

Prefeitura de Bento Gonçalves fará limpeza no Lago Fasolo

Prefeitura de Bento Gonçalves fará limpeza no Lago Fasolo

"LimpezaA Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, juntamente com a Secretaria de Viação e Obras Públicas, Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana e Associação Riograndense de Proteção aos Animais e Meio Ambiente(ARPA), realizam no dia 22 de janeiro, a limpeza do Lago Fasolo.

 

Na ocasião será feita a retirada de Marrequinhas (algas) da superfície, pois essas impedem a oxigenação da água, o que causa mortandade de peixes. Segundo o Secretário do Meio Ambiente Luiz Augusto Signor, a limpeza é uma reivindicação constante dos moradores do bairro Progresso “Quem passa pelo local, vê o abandono. As algas tomaram conta, isso é perigoso para os peixes, que ficam sem oxigênio, a ação das Secretárias é necessária”, destaca.

 

O terreno do Lago Fasolo era utilizado em 1930 por uma olaria, em 1941 foi vendido e comprado pelo Curtume Fasolo. A indústria, hoje desativada, utilizava a água para manufaturar couro. Com mais de 26,5 mil metros quadrados, o lago recebeu, durante mais de 30 anos, o esgoto de bairros vizinhos, somente em 2004 foi solucionado um dos principais focos de poluição: um cano de esgoto que desembocava na água foi desviado. Em agosto de 2008, a prefeitura lançou a licitação para despoluir o lago, instalou uma caixa de coleta e canos de ligação para que o esgoto não caísse na água, porém os problemas continuam até hoje.

 

* Com informações da Assessoria de imprensa da prefeitura de Bento Gonçalves