
Os produtores da região de Bento Gonçalves precisam ficar atentos para o prazo de vacinação contra a febre aftosa, que termina na terça-feira, dia 31 em todo o Rio Grande do Sul.
A campanha fornece doses gratuitas cedidas pelo governo do estado para produtores que estejam nas normas do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).
Na última semana apenas 35% das propriedades tinham animais vacinados, conforme informações do médico veterinário William Smiderte, responsável pela inspetoria do município.
Os produtores que não realizarem a vacinação dentro do prazo serão punidos com multa, calculada em Unidade Padrão Fiscal (UPF), que custa R$ 17,00 por animal, mas no caso de não vacinação, já parte de 60 UPFs que equivale R$ 1.100 e vai aumentando à cada animal.
Além da multa os produtores penalizados deverão comprar a vacina, perdendo o direito a gratuidade, e a propriedade fica interditada até que um servidor da inspetoria faça a aplicação nos animais, acompanhado da Secretaria de Agricultura do Município.