Memória LEOUVE

Postos de saúde de Caxias do Sul recebem novas doses da vacina contra a gripe A

Postos de saúde de Caxias do Sul recebem novas doses da vacina contra a gripe A

A campanha de vacinação contra a gripe A (H1NI1) segue em Caxias do Sul. Na última segunda-feira, dia 9, foram distribuídas novas doses da vacina contra o vírus nos postos de saúde de Caxias do Sul.

 

De acordo com Juliana Argenta Calloni, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Caxias do Sul recebeu mais 25 mil doses de vacina contra a gripe A, para serem aplicadas nos grupos de risco. Fazem parte do grupo prioritário; gestantes, idosos, crianças até quatro anos, puérperas (mulheres que deram a luz a no máximo 45 dias), trabalhadores da saúde e portadores de doenças crônicas.

 

As doses recebidas até o momento contemplam 99,3% do total de pessoas que fazem parte do grupo de risco. 

 

“Nós recebemos 90 mil doses e agora mais 25 mil, que contabilizam 115 mil doses. Faltam ainda 700 doses para que todas as pessoas do grupo de risco sejam vacinadas”, conta Juliana.

 

Juliana destaca que neste ano a procura pelas vacinas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) está sendo intensa e vem superando os anos anteriores. Segundo ela a meta de imunizar 80% do grupo de risco deverá ser batida nos próximos dias.

 

A campanha de vacinação segue até o próximo dia 20 de maio para os grupos prioritários. A coordenadora da Vigilância Epidemiológica explica que após esse prazo a decisão de estender a vacinação a população em geral fica a cargo de Ministério da Saúde.

 

“Essa decisão nunca é tomada pelo município sozinho, é algo definido pelo Ministério da Saúde. Fatores como se a cidade atingiu a meta de vacinação e números de vacinas disponíveis interferem nessa decisão”, detalha. 

 

Ainda de acordo com Juliana Calloni não existe previsão para que Caxias do Sul receba novas doses de vacina contra a gripe A.

 

Sem vacina na rede privada

 

Quem procurar vacina contra a gripe A em clínicas privadas terá problemas para realizar a imunização. Nos três locais pesquisados pela reportagem não haviam mais doses disponíveis, as três clínicas inclusive informaram que não devem receber novas doses durante o ano de 2016.