Memória LEOUVE

Por falta de participação no futuro governo, vice Ricardo Fabris sai do PRB

Por falta de participação no futuro governo, vice Ricardo Fabris sai do PRB

O governo do prefeito eleito Daniel Guerra (PRB) ainda nem começou mas já enfrenta a sua primeira crise. Durante a última quarta-feira, dia 7, o vice-prefeito, Ricardo Fabris pediu a desfiliação do Partido Republicano Brasileiro. 

 

Para Fabris, a motivação para o pedido foi o fato de ele não ter participação nas questões referentes a transição de governo na área da segurança pública. Segundo ele, existia um consenso com o partido e com o prefeito eleito de que ele assumiria interinamente a pasta de segurança pública. 

 

“Eu fiquei indignado com isso, a questão de assumir interinamente a secretaria de segurança pública já havia sido discutida. Eu sempre disse, e repito, que não considero adequado o vice-prefeito ocupar uma secretaria, mas havia o consenso até então, de que eu ocuparia a pasta de segurança pública num primeiro momento interinamente até que se resolvesse a questão da estruturação da gestão da secretaria. Depois num segundo momento, em questão de semanas, dai sim, alguém muito capaz, seria selecionado entre as pessoas ligadas as forças de segurança de Caxias do Sul, que já estavam me auxiliando voluntariamente. Então esse comprometimento com o partido e com toda equipe que participou durante a eleição foi desfeito, e eu não aceito isso” explicou.

 

O vice-prefeito tentará agora expor seu projeto de segurança pública na Câmara de Vereadores. Para isso, ele também adiantou que não deverá se filiar a outro partido no momento, pois acredita que sem integrar alguma outra legenda terá mais facilidade no diálogo com os vereadores eleitos para a legislatura 2017-2020.

 

Fabris acrescentou, que seu trabalho como vice-prefeito será apenas de atuar como substituto de Daniel Guerra, nas ocasiões em que for necessário. 

 

“Como eu não tenho força política e não tenho autoridade para mudar essa situação e para contestar a autoridade do prefeito, eu vou me submeter ao papel institucional do prefeito, ou seja, irei substitui-lo se necessário for durante o mandato de quatro anos”, destaca. 

 

O prefeito eleito Daniel Guerra, enviou uma nota via assessoria de imprensa, onde disse respeitar a decisão de Fabris e que ela não altera ou afeta o trabalho da futura administração. A nota também diz que a relação entre ambos é respeitosa e saudável e que o diálogo entre eles permanece o mesmo para a construção do novo governo.

 

Encontro com Alceu

 

Curiosamente na quinta-feira, dia 8, ou seja, um dia após pedir a desfiliação do PRB, o vice-prefeito  Ricardo Fabris teve um encontro com o atual prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), na prefeitura de Caxias do Sul. 

 

Segundo Alceu, a conversa entre eles foi para tratar de questões referentes ao tombamento da Maesa. O diálogo também tratou sobre “a família tradicional trabalhista”, pelo fato do pai do vice-prefeito eleito ter ligações com o PDT.