Após receber uma denúncia anônima por parte de vizinhos, a Polícia Ambiental de Bento Gonçalves realizou a apreensão de 25 aves silvestres que estavam sendo mantidas em cativeiro sem a autorização do IBAMA. O fato aconteceu no bairro Zatt.
.
De acordo com o comandante do Grupo de Polícia Ambiental de Bento Gonçalves, sargento Paulo César, os animais estavam pendurados na parte externa da residência e em péssimas condições sanitárias. Na casa também foi encontrado, aos fundos do pátio, um cachorro visivelmente maltratado, com sintomas de desidratação. O animal foi encaminhado para um veterinário.
O homem relatou que cria os animais há três anos.
Segundo o sargento, para criar os animais em cativeiro, é preciso a licença do IBAMA.
– No entanto, é preciso se refletir que no momento em que estamos prendendo o pássaro, o estamos condenando a uma prisão perpétua, simplesmente porque o achamos bonito ou gostamos de seu canto. Até que ponto isso é válido? Será que é correto tratar um animalzinho como se fosse um criminoso? – questiona-se.
Confira o áudio da entrevista com o comandante da Polícia Ambiental
{audio}images/arquivos/audios/diego.franzen/POLICIA AMBIENTAL REALIZA APREENSAO DE ANIMAIS SILVESTRES EM BENTO – DIEGO FRANZEN.mp3{/audio}