Memória LEOUVE

Petrobrás anuncia redução de preço às refinarias e paridade internacional

Petrobrás anuncia redução de preço às refinarias e paridade internacional

A Petrobras anunciou nesta sexta-feira, dia 14, uma redução do preço da gasolina em 3,2% e do diesel em 2,7% nas refinarias. A medida foi decidida na quinta-feira, durante reunião do Grupo Executivo de Mercado e Preços, e entra em vigor a partir da meia-noite do sábado, dia 15.

 

Mesmo com a queda do preço nas refinarias, isso não garante que o consumidor final terá reflexos no preço dos combustíveis nas bombas dos postos. De acordo com o comunicado da Petrobrás ao mercado, isso vai depender “de repasses feitos por outros integrantes da cadeia de petróleo, especialmente distribuidoras e postos de combustíveis”.

 

No encontro, o grupo de trabalho definiu também a implantação de uma nova política de preços da gasolina e diesel comercializados em refinarias, que prevê a revisão mensal dos preços praticados pela estatal.

 

 

A intenção é garantir que os preços dentro do país acompanhem a variação do mercado internacional. Conforme a Petrobrás, a nova política terá como base a paridade com o mercado internacional, que inclui custos de transporte internacional e internos e taxas portuárias, por exemplo, acrescida de uma margem para remunerar os riscos “inerentes à operação”, revelou o comunicado oficial, que garante que os preços do mercado interno não ficarão abaixo desta paridade internacional.