Pesquisa realizada pela CDL Caxias buscou traçar o perfil dos consumidores em ambientes tradicional e digital. Quais motivos levam os consumidores caxienses a comprar em lojas física ou online? Como é o comportamento em cada canal de vendas? O que os deixa satisfeitos e insatisfeitos? Quais fatores motivam a desistir da compra? O que faz eles se sentirem à vontade? Essas e outras perguntas constaram no levantamento realizado.
Com o objetivo de auxiliar o lojista a compreender o que os clientes buscam e desejam, a entidade identificou que 50% dos consumidores realizam a maioria das compras em plataformas online. Outros 24,1% adquirem apenas em lojas físicas e 14% preferem estabelecimentos convencionais ao invés do digital.
Os principais motivos elencados por quem opta pelos canais virtuais são o preço menor (44,5%), comodidade de não sair de casa (23,1%) e encontrar tudo que precisa (17,5%). Já quem prefere as lojas físicas destaca a proximidade (30,8%), facilidade para tocar os produtos (26,7%) e a pronta-entrega dos itens (12%).
Artigos de vestuário são os mais comprados
A pesquisa da CDL Caxias mostra ainda que os produtos mais comprados em lugares físicos são peças do vestuário (25,3%), seguido por calçados (17%), alimentos e bebidas (8,9%), acessórios e bijuterias (8,4%). No virtual, o vestuário (17,8%) também lidera, no entanto, a opção por acessórios e bijuterias (13,2%) fica em segundo lugar e na sequência estão calçados (10%) e eletrônicos e eletrodomésticos (8,6%).
Quase 55% dos entrevistados compram itens em ponto físico para si mesmo, outros 32,1% afirmaram que adquirem para família e 9,1% para presente. O resultado foi semelhante no online, em que 60,1% efetua para si e 28% para a família, enquanto que em terceiro fica para a empresa, com 6,3%.
Outras curiosidades da pesquisa da CDL Caxias
· Antes de comprar na loja física, 41,2% pesquisam no online e 33% procuram algumas vezes;
· Valor médio gasto por mês, em ambos canais de vendas, é entre R$ 101 e R$ 400, sendo 57,9% em ambientes presenciais e 73,3% pela internet;
· Principais meio de pagamento em lojas físicas: dinheiro (32,8%), Pix (22,1%) e cartão de crédito (20,3%);
· Principais meio de pagamento pela internet: cartão de crédito (59,3%) e Pix (27,2%);
· Por mês, a média de pedidos pelos canais digitais é de quatro itens;
· Os motivos apontados para aquisição dos produtos no online são: aproveitar promoções (38,2%), precisar do produto (30,7%) e abastecimento de itens (17%);
· Em escala de 0 a 5, as propagandas em redes sociais influenciam nas compras online da seguinte forma:
0) (não influenciam) 5,7%;
1) 9,6%;
2) 20,7%;
3) 19,4%;
4) 27,2%
5) (muita influência) 17,4%.
Somando as pontuações, 3, 4 e 5, temos 64%;
· Redes sociais mais acessadas: Instagram (60%), Facebook (18,6%), WhatsApp (17,1%) e Tiktok (2,4%).
Sobre a pesquisa da CDL Caxias do Sul
A pesquisa da CDL Caxias que traça o perfil dos consumidores em lojas físicas e online foi realizada com 772 moradores de diferentes pontos da cidade, entre os dias 27 e 30 de agosto de 2024. O levantamento tem índice de confiança de 95% e margem de erro de 5% para mais ou para menos. O estudo pode ser acessado na íntegra em blog.cdlcaxias.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa