O candidato Édson Néspolo (PDT) aparece em primeiro lugar em todas as simulações de intenção de voto para prefeito de Caxias do Sul em uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira, dia 28, realizada pelo instituto Amostra. Na pesquisa estimulada, quando o entrevistado tem acesso aos nomes que estão na disputa, Néspolo tem 37,3% da intenção dos votos, enquanto Pepe Vargas (PT) aparece em segundo, com 29,6% da preferência dos entrevistas, uma diferença de 61 indicações das 800 entrevistas realizadas. Daniel Guerra (PRB) vem em terceiro lugar, apresentando um índice de 17,3% das respostas.
De acordo com este levantamento, 7,5% dos entrevistados não votaria em nenhum dos candidatos ou optaria pelo voto em branco, enquanto outros 3,8% responderam que não sabem em quem votar.
Nas outras posições da pesquisa, o candidato Assis Melo (PCdoB) aparece com 3,5% da intenção dos votos. Francisco Corrêa (PSOL) e Vitor Hugo Gomes (Rede) aparecem com 0,8% e 0,4%, respectivamente.
Na pesquisa de menção espontânea, quando o entrevistado afirma sua intenção de voto sem a identificação prévia dos candidatos, 32,5% dos eleitores caxienses pesquisados afirmaram que ainda não sabem em quem votar. Nessa simulação, Néspolo também aparece liderando as intenções de voto, com 25,8%, mas a diferença cai para 4,4%, com o candidato Pepe vargas ocupando a segunda posição com 21,4% das referências. Nesta simulação, o terceiro posto também é ocupado por Guerra, com 10,9% das menções. Os eleitores que afirmaram que não votariam em nenhum dos candidatos, votariam em branco ou anulariam o voto somaram 8,1%, enquanto Assis melo aparece com 1% das indicações e Correa pontua para 0,4% dos pesquisados. O candidato Vitor Hugo não pontuou.
De acordo com o levantamento, Pepe Vargas é quem tem a maior rejeição por parte dos pesquisados, com 37,5% dos entrevistados afirmando que não votariam no candidato, seguido de perto pelo candidato do PCdoB, Assis Melo, com 37,3%. 24,5% dos eleitores que responderam ao questionário não rejeitam nenhum dos políticos. Depois, Néspolo aparece com 15,3% de rejeição. Daniel Guerra tem 11,4%, Vitor Hugo Gomes 9,9% e Francisco Corrêa, 9,5%. Não sabem, 1,1%.
Quando os eleitores foram questionados sobre quem será o novo prefeito, independente de seu voto, Néspolo teve 50,5% de indicações. Pepe foi citado em 26,1%, enquanto 14,8% não sabe quem venceria. Os demais, juntos, não somam 10%.
Na pesquisa, foram apontados três cenários de segundo turno. Na primeira amostra, um duelo entre Pepe e Néspolo seria vencido pelo pedetista, que aparece com 53,1% da intenção dos votos. O candidato petista ficaria com 38,3%. 1,9% não sabe e 6,8% não votariam em nenhum dos dois.
Em um segundo cenário, entre Néspolo e Guerra, nova vitória do representante do PDT. Desta vez, com 51,8% das intenções declaradas. Guerra teria 32,4% dos votos. 11,8% não votariam e 4,1% não sabem.
Quando o confronto é entre Pepe e Guerra, o instituto registrou um empate técnico, devido à margem de erro de 3.5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O resultado apontou 43,9% de intenção para o candidato do PRB e outros 41,6% para Pepe. Nesse levantamento, 9,1% não votariam em nenhum dos políticos e 5,4% não sabem.
As eleições ocorrem neste domingo, dia 2 de outubro.
Ficha técnica
O instituto Amostra divulgou a pesquisa em seu site oficial na manhã desta quarta-feira. A pesquisa, inscrita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número RS-01643/2016, ouviu 800 eleitores residentes na cidade entre os dias 26 e 27 de setembro. A margem de erro, prevista para a totalidade da amostra, é de 3.5 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. O instituto foi o próprio contratante do material e realizou a pesquisa.