Memória LEOUVE

Pela segunda vez no ano, UBS Fátima Baixa amanhece alagada em Caxias do Sul

Pela segunda vez no ano, UBS Fátima Baixa amanhece alagada em Caxias do Sul

Um problema recorrente vem afetando e prejudicando o atendimento a saúde da população do Fátima Baixa. A Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro amanheceu alagada na manhã desta segunda-feira, dia 20, pela segunda vez em 2017. 

 

O atendimento no posto de saúde não está sendo realizado nesta segunda. As fortes chuvas na tarde do domingo, dia 19, causaram uma enxurrada que arrastou muita lama para as dependências do prédio onde funciona a UBS. 

 

Conforme Carlos Boeira, que mora há mais de 15 anos ao lado da Unidade, os alagamentos acontecem porque a boca de lobo é muito pequena e não dá vazão a toda água.

 

“O alagamento maior que acontecia antes diminuiu. Acontece que, nesse trecho da rua onde tem o postinho, fizeram uma boca de lobo muito pequena e ela se interliga com as galerias do “piscinão”. Ela não dá conta da água que desce aqui. É uma rua sem saída e só tem esse lugar pra água que passa descer. “

 

A diretora executiva da Secretaria da Saúde, Salete Dachery esclarece que por conta da quantidade de lama, os atendimentos serão retomados na terça-feira, dia 21.

 

“A partir de amanhã estaremos com funcionamento normal. Nossa equipe esta lá fazendo toda a higienização necessária e realmente é isso, foi uma enxurrada, levou lama para dentro da UBS e estamos tentando restabelecer o atendimento para amanhã”.

 

Alguns funcionários do posto saúde relataram à reportagem que, no ano passado, foram mais de cinco alagamentos. Recentemente, foi construído há duas quadras da UBS, um tanque de contenção, popularmente chamado de “piscinão”, para evitar alagamentos nos arredores da Av. Dr. Mário Lopes.