Memória LEOUVE

Pela quarta vez, Igreja Matriz de Garibaldi será restaurada

Pela quarta vez, Igreja Matriz de Garibaldi será restaurada

Na próxima segunda-feira, dia 13, iniciam as obras de restauração do templo dedicado ao apóstolo Pedro, em Garibaldi. A notícia foi divulgada na manhã desta quarta-feira, dia 8, pelo frei Jadir Segala.

 

Segundo o frei, 80% do o custo da obra, orçada em mais de R$ 2 milhões já está no caixa da paróquia. O restante a pagar deve ser alcançado com doações e eventos comunitários. Não serão utilizados recursos públicos na obra. O processo deve durar cerca de dois anos. As celebrações continuam sendo realizadas na igreja matriz e na capela dos Capuchinhos.

 

O templo, edificado em 1921 e inaugurado em 1924, já passou por três restaurações ao longo de sua existência. A última, realizada em 2014, acabou marcada pela polêmica. Membros do Conselho Municipal de Patrimônio Histórico acusaram que o prédio da Igreja Matriz estava sendo descaracterizado. Conforme Segala, o projeto vem sendo debatido por um grupo formado pela empresa responsável pelo processo de restauro, arquiteta, paróquia, conselho paroquial, patrimônio histórico e administração municipal.