Memória LEOUVE

PDT decide expulsar Giovani Cherini por voto favorável ao impeachment

PDT decide expulsar Giovani Cherini por voto favorável ao impeachment

Líder da bancada gaúcha do PDT e deputado federal mais votado da legenda no Rio Grande do Sul, Giovani Cherini foi expulso do partido nesta segunda-feira, dia 30. A decisão do PDT se deve ao voto favorável de Cherini ao impeachment de Dilma Rousseff.

 

A punição ao deputado gaúcho foi a mais dura tomada pelo partido. Os outros seis deputados  do PDT que votaram a favor do prosseguimento do processo contra Dilma, deputados Sérgio Vidigal (ES), Flávia Morais (GO), Mário Heringer (MG), Subtenente Gonzaga (MG) e Hissa Abrahão (AM), foram punidos com a suspensão por 40 dias.

 

O caso dos senadores Lasier Martins (RS) e Acir Gurgacz (RO), que também votaram pela abertura do processo, será avaliado após o julgamento final do Senado.

 

Para justificar a decisão, a comissão de ética do PDT alega que ele teria feito campanha para desrespeitar a orientação da sigla, o que foi considerado um agravante.

 

Cherini afirmou que considera a decisão injusta, e o partido não descarta exigir o mandato do deputado na Câmara Federal.